Acidente fatal com parapente no Meco

– [actualizada às 16h54] Um morto e dois desaparecidos é, para já, o balanço de um acidente na praia do Meco, ao fim da manhã desta 2ª feira, 9 de Abril. Um grupo de turistas austríacos estava a praticar parapente, quando um dos praticantes – uma mulher – terá caído à água. Dois homens deste grupo foram em seu socorro, sendo também arrastados pelas ondas. Um destes homens foi resgatado ao mar e socorrido na praia, mas acabaria por falecer. A mulher e o outro homem estão dados como desaparecidos. Segundo a Capitania do Porto de Setúbal, um corpo preso a um parapente – provavelmente a mulher acidentada –  surgiu na linha de rebentação mas, devido ao perigo daquela zona, não foi possível efectuar o resgate. O Instituto de Meteorologia indica, para a praia do Meco, nesta segunda-feira, uma ondulação de sudoeste, de 4,1 a 4,2 metros.

Os Bombeiros de Sesimbra e a Polícia Marítima encontram-se no local, em operações de busca e salvamento, tendo sido igualmente accionado um helicóptero.

A Autoridade Marítima emitiu o seguinte comunicado:

Dois praticantes de parapente desaparecidos na Praia do Meco em Sesimbra

9 ABR 2018 13:04

Hoje, pelas 12h05, foi recebido o alerta pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa de que estariam três indivíduos em dificuldades na praia do Meco.
​Prontamente foi ativada uma embarcação da Polícia Marítima e uma embarcação do Instituto de Socorros a Náufragos, bem como uma moto4 com nadadores-salvadores, que se deslocaram para o local.
Na chegada ao local os elementos confirmaram a indicação de que se trata de três cidadãos austríacos que se encontravam a praticar parapente quando um deles caiu no mar.
Iniciaram-se as buscas, tendo sido já encontrada uma pessoa em paragem cardiorrespiratória, que foi assistida no local, mas acabou por se confirmar o óbito, encontrando-se ainda duas desaparecidas.
Alegadamente, o grupo, constituído por dois homens e uma mulher, estava a praticar parapente e dois dos praticantes já tinham concluído a descida quando o terceiro elemento do grupo, uma senhora, caiu dentro de água.
Os dois elementos tentaram de pronto socorrer a senhora, tendo eles também acabado por ser envolvidos no acidente.
No local encontram-se, para além das embarcações da Polícia Marítima, do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e da moto4, também do ISN, uma viatura dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra, três ambulâncias, uma viatura médica do INEM e uma aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa.
Para o local, está também a deslocar-se um psicólogo do INEM.
O Capitão do Porto de Setúbal está a coordenar as operações.

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense