Rotary Club da Quinta do Conde

No pretérito dia 28 de outubro pelas 20.30h realizou-se a cerimónia de entrega do certificado de constituição do recém-criado rotary club da Quinta do Conde no restaurante “Golf´ntable” na Quinta do Perú. Marcado para 27 de maio de 2021, foi adiado para esta data devido à pandemia. 

Na ocasião estiveram presentes cerca de cinquenta convidados que abrilhantaram o primeiro evento do rotary club da Quinta do Conde e marcaram presença os clubes congéneres do Barreiro (clube padrinho), Moita, Almada, Palmela, E-Club 1960, Lisboa, Lisboa norte, Cascais-Estoril, Parede-Carcavelos, Loures e Tavira, num total de 11 clubes rotários.
Os sócios fundadores atuais do novo clube rotário são os seguintes por ordem alfabética: António Matias (presidente), António Neto da Silva, António Trindade, Aziza Tria, Carlos Cavaleiro, Carlos Sampaio, Cristina Pires, Eunice Carvalho; conhecida do grande público como Maya; apresentadora da CMTV, Evangelina Romano, José Lourenço, Maria Coromoto Palma, Marta Trindade, Paulo Rodrigues, Rui Miguel, Rui Miguel, Rui Palma, Vítor Antunes; anterior autarca da junta de freguesia da Quinta do Conde e Vitorina Cavaleiro.
Relativamente aos sócios honorários: João Peralta rotary clube do Barreiro e formador, Francisco Gouveia presidente do rotary clube do Barreiro e Horácio Romano (cardiologista).
Na cobertura jornalística do evento estiveram presentes os seguintes órgãos de comunicação social: o jornal O Sesimbrense, O jornal Raio de Luz e o jornal Rostos.
O presidente da câmara municipal de Sesimbra Francisco Jesus, o presidente da assembleia municipal de Sesimbra João Narciso e o presidente da junta de freguesia da Quinta do Conde Carlos Pólvora representaram as três instituições sesimbrenses.
O clube anfitrião tinha preparado um beberete de boas vindas aos convidados numa noite amena de outono.
O toque efetuado pelo presidente António Matias no sino dourado (representa a disciplina e a ordem, marca o tempo e o trabalho no inicio da reunião) saudou os presentes e deu as boas vindas à reunião do Rotary Club da Quinta do Conde, a 18ª do ano rotário 2021.
António Matias salientou a importância que esta reunião de companheirismo representou com a entrega do certificado de constituição do clube e a respetiva emblemagem aos sócios representativos e o momento único e histórico na vida do novo clube rotário.
Apresentou os respetivos agradecimentos ao governador companheiro Paulo Martins, ao anterior governador companheiro Roberto Carvalho, mas também ao governador eleito companheiro Vítor Cordeiro e ao governador indicado companheiro David Valente, sem esquecer os anteriores governadores, Teresa Mayer, Afonso Malho, Fernando Martins e Abílio Lopes.
Os agradecimentos foram extensíveis ao edil da câmara municipal de Sesimbra Francisco Jesus, ao presidente (A.M.S) João Narciso e ao presidente da junta de freguesia da Quinta do Conde Carlos Pólvora.
Os momentos solenes desta cerimónia foram a entrega do certificado de constituição do recente clube rotário e a respetiva emblemagem dos sócios.
Foi entretanto servido o jantar entre os convidados que teve como entrada pão, azeitonas e queijos, seguiu-se a sopa de creme de ervilhas e como prato principal, medalhões de bacalhau com arroz malandro de bivalves e saladas mistas, acompanhados com os vinhos da casa brancos e tintos, cerveja, águas minerais e sumo de laranja.
As sobremesas compostas por saladas de frutas e um delicioso bolo de chocolate com gelado de limão e manjericão e por fim chás e cafés.

Formar de raiz
um rotary club

O período de intervenções foi aberto pelo presidente dos rotários da Quinta do Conde que, no seu discurso inaugural salientou que: “Dá muita luta, formar de raiz um rotary club”. E que tudo “começa pela pesquisa e escolha de pessoas que estejam sensíveis ao espírito do movimento rotário, as reuniões de formação, toda a literatura de apoio à formação, a oficialização junto das entidades competentes, aspetos gráficos…enfim…exaustivo mas acima de tudo gratificante.
Falar de rotary e pertencer a um club rotário, é sem dúvida uma honra, um prazer e uma responsabilidade.
Não se trata de pertencer só a um simples clube; é uma forma de estar na vida, em companheirismo, servindo.
O rotary Club da Quinta do Conde, apesar da sua juventude, conta com uma equipa fantástica, companheiros muito unidos, motivados e disponíveis para dar o seu contributo na comunidade.
Tem sido enorme o seu envolvimento e um orgulho para mim, aproveito para agradecer a cada um individualmente… estão todos de parabéns”.
Mencionou também que “não se pode falar em gratidão, sem agradecer e congratular quem tudo despoletou e quem mais contribuiu, para a constituição do rotary Club da Quinta do Conde, hoje foi uma realidade… seu nome, João Peralta, companheiro do RC Barreiro.
Foi juntamente com o companheiro Vítor Antunes, a ignição para que se levasse a cabo um projeto que veio a materializar-se neste nosso clube.
Nunca deixou de nos acompanhar e ajudar…Sempre presente”.
Deixou também uma nota de apreço e amizade para com “o rotary Club do Barreiro Clube padrinho, nas pessoas dos companheiros Francisco Gouveia (seu presidente na altura) e companheiro Mário Pereira, assim como ao companheiro António Proença do Rotary Club da Moita, refiro-me ao acompanhamento prestado durante quase toda a formação do clube”.
No decorrer do seu discurso o presidente dos rotários da Quinta do Conde salientou ainda “o contributo dos nossos anteriores governadores e companheiros Afonso Malho e Mara Duarte, bem como, do agora governador eleito companheiro Vítor Cordeiro, nas reuniões em que estiveram presentes”.
“Destaque para o anterior companheiro e governador Roberto Carvalho e sua equipa, por todo o apoio prestado e disponibilidade inquestionável, no seu ano de governadoria, quando o clube foi oficializado”.
António Matias deixou uma reflexão nos últimos minutos enquanto discursava como o primeiro presidente dos Rotary Clube da Quinta do Conde.
“Sem tomar muito mais do vosso tempo e antes de terminar, gostaria apenas, de partilhar convosco uma reflexão que já é do meu conhecimento há muitos anos, de alguém que se pautaria por ideais próximos aos ideais rotários, numa altura em que o rotary, estava longe de nascer (alguém que viveu entre 1785-1873).
Seu nome Alessandro Manzoni, poeta e filósofo italiano que disso isto: «Dever-se-ia pensar mais, em fazer o bem do que estar bem: e assim também, se acabaria por estar melhor».
Uma versão muito próxima do “dar de si antes de pensar em si” e que se enquadra bem nos propósitos do rotary.
Por sua vez Francisco Jesus agradeceu o convite para estar presente no lançamento do novo clube rotário, apresentou os cumprimentos extensíveis aos atuais governadores, companheiros e aos anteriores, bem como a todos os clubes presentes.
Relativamente ao companheiro e presidente António Matias, referiu que o conhece há alguns anos e que o considera um homem de lutas, de convicções e considera que “da parte do António Matias irá gerir muito bem esta equipa e que obviamente terão um grande sucesso no futuro”. Assegurou que da parte dos autarcas terão todo o apoio institucional no exercício das novas funções e desejou as maiores felicidades na criação do novo clube, salientando a existência de mais um grupo no concelho de Sesimbra, realçando a colaboração e solidariedade dos rotários com a população sesimbrense.
O governador do distrito 1960 Paulo Martins no seu discurso, apresentou os agradecimentos e constatou que “demos vida a mais um clube rotário e que é muito gratificante para nós e para as autoridades locais que sabem o quão o movimento rotary é um parceiro determinante, aumentando desta forma as sinergias e o trabalho conjunto e que tornem mais forte a nossa relação.”
“O movimento rotary é uma paixão, entrei no rotary há quarenta e um anos, desejo que sintam essa mesma paixão, o poder e a magia de transformar vidas e que a ação é notória com o trabalho de equipa, liderança, trabalho conjunto, gestão de tempo e gestão das nossas diferenças, contribuirá para que este clube irá ganhar muitos campeonatos”.
O som do sino deu por terminada a reunião. Decorreu a troca de flâmulas entre presidente do Rotary Clube da Quinta do Conde e o Governador do distrito 1960.

João Silva

 

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense