Sociedade Santanense de Instrução e Recreio

A Sociedade Santanense de Instrução e Recreio (SSIR) assinou um protocolo com a Câmara Municipal de Sesimbra para a cedência do direito de superfície de um terreno de domínio público municipal com 567 metros quadrados, na Corredoura, para a construção da sua futura sede social.
O acto decorreu no passado dia 21 de Setembro no Gabinete da Presidência, na presença de Francisco Jesus (presidente da CM Sesimbra), de Maria Manuel Gomes (presidente da JF Castelo), António Manta, João Pinhal e António Pereira, presidentes da Direcção, Assembleia Geral e Conselho Fiscal do Santanense, respectivamente e ainda do vice-presidente do clube, Jorge Pinto e do tesoureiro José Faria. O sócio nº 1, José Neto, não pôde estar presente mas o nº 2, Francisco Raimundo, assistiu ao evento. Registe-se, também, a presença de Fernando Silva na qualidade de advogado, o qual vai tratar, junto da edilidade e do governo, que a SSIR obtenha a declaração de utilidade pública.
Anote-se que o causídico é o actual presidente da Direcção do Clube Naval de Sesimbra. A planta da futura sede social será da responsabilidade do arquitecto Rui Casaca. Na sua intervenção, João Pinhal recordou que “há mais de 40 anos que se fala da necessidade de construir uma nova sede social e de devolver a Santana alguma da identidade perdida enquanto entidade através de actividades culturais e outras”. António Pereira, por sua vez, lembrou a “época áurea, os bailaricos onde as pexitas dançavam com os camponeses”. Porém, é preciso recomeçar com “outras valências, de recuperar grandes empresas, de fazer algo de importante para Santana, de remar contra a maré nesta fase difícil que vivemos”.
Maria Manuel, por seu turno, lembrou o “percurso notável” que a Sociedade Santanense atravessou e acentuou que Santana é cada vez mais “um eixo centralizador da freguesia” e que há campo para “realizar outro tipo de eventos sem ser só desportivos”. E frisou: “Este novo espaço será para dar apoio a todos, social e culturalmente. A Junta dará o seu apoio à Santanense.” Na sua alocução, António Manta acentuou: “Conseguimos o nosso grande objectivo, é um sonho tornado realidade. Vamos preferenciar a cultura e montar uma nova biblioteca. Agradeço aos presidentes da autarquia e da JF Castelo, à nossa equipa, que tem sido excepcional, aos sócios mais antigos e a dirigentes, como o ‘Zé da drogaria’ que muito fizeram pela SSIR.”
Francisco Jesus referiu: “É um passo na vida da Santanense. A Câmara e as Juntas sempre olharam pelas actividades das associações e dos clubes. O concelho de Sesimbra deve orgulhar-se das suas autarquias. Há que salvaguardar o bem público e seguir com o projecto por diante. Acho que fizemos um bom plano financeiro, um projecto ambicioso mas sustentável. Hoje demos um passo, ambicionado há 50 anos.” À despedida, o presidente da edilidade recordou que no dia 1 de Outubro decorre o fórum associativo no Cineteatro Municipal João Mota, em Sesimbra.

Alves de Carvalho

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense