Acesso ao porto de pesca com novas regras, incluindo estacionamento pago

O acesso ao porto de pesca de Sesimbra passou a ter regras mais apertadas, desde o dia 1 de Março. Um novo regulamento da APSS estabelece a necessidade de autorização prévia, bem como o pagamento de uma tarifa pelos veículos, em todas as situações que não sejam de pessoas que exerçam a sua actividade regular na zona portuária: caso de visitantes, pescadores lúdicos ou clientes de cafés e restaurantes. O estacionamento durante a época balnear será igualmente tarifado, de acordo com o regulamento. As tarifas a pagar ainda não são conhecidas.

O regulamento que fixa as novas regras de acesso ao porto de pesca de Sesimbra foi publicado no passado dia 20 de Fevereiro. Passará a haver um controlo directo das viaturas que entram no porto e, para além dos mais directos utilizadores daquela área, que terão de estar identificados com dísticos próprios, os restantes passarão a pagar uma tarifa de estacionamento.
À partida, só estão automaticamente autorizados a entrar osveículos que operam ou efectuam prestações de serviços e/ou entrega de bens; estão neste caso os armadores e pescadores que desenvolvam a sua atividade no porto. Os restantes terão de obter a devida autorização.
Passarão a pagar tarifa de estacionamento, as seguintes situações:
– os veículos pesados para abastecimento de combustíveis;
– os clientes de café/restaurante que pretendam aceder/estacionar na zona portuária;
– veículos de pescadores lúdicos e visitantes do porto;
A única excepção ao pagamento da tarifa é para aqueles que se dirijam aos serviços da Polícia Marítima ou do Instituto de Socorros a Náufragos, mas que terão de comprovar a sua presença junto das referidas autoridades.
Mesmo o acesso sem estacionamento, de pessoas que não trabalhem no porto, estará sujeito a autorização da entidade que explora o porto ou sua representante.
O controle da entrada no porto é uma questão á antiga e muito controversa. Muitos pescadores são a favor destas regras mais apertadas, que a APSS já em tempos tentou aplicar, mas acabando por deixar de o fazer.
Recentemente, voltou a haver funcionários da APSS na zona da portaria, mas sem que nada se tenha modificado no acesso à zona portuária: situação que mudará a partir deste mês de Março.

Pescadores concordam

António Pila, presidente da Associação dos Pequenos Armadores do Centro Sul, não vê qualquer problema na Portaria e no estacionamento tarifado, uma vez que os pescadores que usam o porto no desempenho da sua profissão.
Segundo António Pila:”actualmente entra tudo, ninguém diz nada, fazem o que querem e que lhes apetece ….” No entanto, ainda segundo o presidente desta associação, pode vir a acontecere o que já aconteceu antes: o controlo começa por ser rigoroso, mas depois vai abrandando e acaba por ser abandonado

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense