Bombeiros Voluntários: eleições com duas listas em disputa

     Os Bombeiros Voluntários de Sesimbra terão no próximo dia 8 de Abril um acto eleitoral, ao qual se apresentaram duas listas candidatas aos respectivos órgãos sociais: a Lista A, que apresenta Manuel Dias para presidente da Direcção, e a Lista B, que apresenta Fidelino Pereira para o mesmo cargo – tratando-se, esta última, de uma lista de continuidade, relativamente aos três últimos mandatos consecutivos.
     A lista A apresenta como mandatário Ricardo Caleiro, responsável técnico pelo Serviço Municipal de Protecção Civil, pelo que o surgimento desta lista representa uma ruptura entre as pessoas que, nos últimos anos, têm estado à frente dos serviços de Bombeiros e Protecção Civil.

Lista A: “quando pensámos concorrer, não havia qualquer lista

     Convidado pelo nosso jornal a comentar o surgimento de duas listas, Ricardo Caleiro, porta-voz da lista A – que se apresenta com o slogan “Bombeiros em boas mãos”, – excusou-se a fazê-lo, salientando apenas que, quando tomaram a decisão de se apresentar às eleições, ainda náo havia qualquer lista inscrita.
     Esta lista inclui nos candidatos à Direcção: Mónica Franco, Conceição Gonçalves, João Oliveira, Margarete Braz, Ema Fuzeta, Genoveza Rosendo e Paulo Sousa. Para a Assembleia Gera, concorrem António Sanches, Pedro Filipe e a jornalista Eloisa Silva. Para o Conselho Fiscal, apresentam-se Pedro Vítor, Luís Pombo, Rui Santos e Conceição Pólvora.
     Entre as medidas apresentadas pela lista A, constam: a criação de um regulamento de apoio aos sócios, com benefícios nas prestações de serviços, nomeadamente em abertura de portas, transporte de doentes, entre outros; também o acesso directo a descontos em serviços prestados e vantagens resultantes de celebração de parcerias entre a Associação e as mais diversas entidades; a publicação de uma newsletter semestral sobre o trabalho desenvolvido em prol da Associação e corpo activo.
     A captação de novos sócios e a “abertura dos quartéis sede e destacamento à sociedade em geral e aos associados, através da realização de actividades várias, propostas ou sugeridas por sócios ou bombeiros”, são outras das medidas adiantadas por esta lista. Propõe-se também a integração dos sócios na vida da instituição, promovendo encontros regulares nas instalações e/ou espaços próprios de discussão através da Internet.

Lista B: continuidade

     Na lista liderada por Fidelino Pereira, estão Manuel Adelino Bernardino, candidato à continuidade na presidência da Assembleia Geral, e Pedro Ruivo, candidato à presidência do Conselho Fiscal.
     Outros dos candidatos desta lista para a Direcção, são o empresário José Oliveira Martins (vice-presidência), Paulo Cagica (Tesoureiro), Maria Conceição Araújo e Gilberto Silva. Para a Assembleia Geral candidatam-se ainda Luís Lourenço Silva e Maria José Albuquerque. Para o Conselho Fiscal candidatam-se também, por esta lista, a economista Hígia Carrão e os empresários Florentino Silva e Fernanda Anacleto.
     Entre as propostas apresentadas por esta lista, contam-se as de “manter a gestão criteriosa das receitas e despesas da Associação e salvaguardar os postos de trabalho existentes, assegurar ao Corpo de Bombeiros os equipamentos e viaturas que permitam um bom desempenho operacional, e continuar a manter o excelente relacionamento existente com a Câmara Municipal, o INEM e a Autoridade Nacional de Protecção Civil.”
     Em declarações ao nosso jornal, Fidelino Pereira salientou que a sua lista “tem como finalidade continuar a fazer o que tem feito até agora. No entanto, aparece a lista A onde o mandatário é o coordenador da Protecção Civil e acho que há aqui um choque que não devia de haver e onde há três elementos dessa lista que são empregados da camara e dois da protecção civil“.
     Ainda segundo Fidelino Pereira, a lista concorrente “É a Lista da vingança, porque esta lista tem duas finalidades: primeira, acabar com o comando (comandante) porque não gostam dele e, em simultâneo, ao correr com o comandante, estão a arranjar problemas à actual direção. Por outro lado, alguns elementos da lista foram enganados pois foi-lhes dito que a atual direcção não iria recandidatar e, quanto a mim, acho isso uma fraude e um engano. Mas estamos em democracia e concordo com a candidatura – mas é pena usarem esta estratégia”.

Lista A – Candidatos e Programa:

 

Lista B – Candidatos e Programa:


Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Bombeiros: vitória da lista B

Comments are closed.