Jornais de 1977 no nosso arquivo digital

Foram colocadas no arquivo digital do jornal O Sesimbrense algumas edições de 1977, em formato pdf, as quais podem ser lidas ou descarregadas gratuitamente.

Entre os assuntos incluídos, encontram-se os confrontos que ocorreram no dia 25 de Abril de 1977, quando foi mudado o nome da rua dos Combatentes, para rua Humberto Delgado. Também foi contestada a mudança do largo Duque de Palmela para Largo do MFA (edição n.º 720-721). Na mesma edição é relatada a inauguração do Gimno-Desportivo de Sesimbra.

Outro assunto abordado é o do conflito que se gerou na Assembleia Municipal de Sesimbra, a propósito da eleição para o respectivo presidente. As eleições autárquicas tinham sido ganhas pela coligação FEPU em que participava o PCP e o MDP e a Assembleia elegeu Aurélio de Sousa para seu presidente. O PS, no entanto, liderado por Eduardo Pereira, recusou-se a aceitar essa eleição, alegando que Aurélio de Sousa tinha usado voto de qualidade, mas que não o poderia fazer, porque embora estivesse a dirigir a Assembleia, ainda não tinha sido eleito seu presidente. Uma consequência deste conflito foi que o PS se recusou a participar nas reuniões da Assembleia Municipal e esta, durante muitos meses, não reuniu por falta de quórum.

Independentemente dos motivos legais que o PS alegou, esta atitude não foi positiva para este Partido, pois impediu que a Assembleia Municipal reunisse, num contexto em que as eleições locais tinham sido ganhas pela coligação do PCP. E o assunto acabou por ter um desfecho desfavorável ao PS, quando o governo – do Partido Socialista – finalmente decidiu que, naquele tipo de situação, o eleito que dirigia a reunião teria direito ao voto de qualidade a posição defendida pelo PCP e pelo MDP.

Links para as referidas edições:
718:   https://osesimbrense.pt/ossbarq/pdf/0718.pdf
719:   https://osesimbrense.pt/ossbarq/pdf/0719.pdf
720-721:   https://osesimbrense.pt/ossbarq/pdf/0720.pdf
724:   https://osesimbrense.pt/ossbarq/pdf/0724.pdf
725:   https://osesimbrense.pt/ossbarq/pdf/0725.pdf

 

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense