Resultados do 3º Open de Orientação Pedreste de Sesimbra

Equipa GDU Azoia

Realizou-se no passado fim-de-semana de 26 e 27 de outubro, o 3.º Open de Orientação Pedestre de Sesimbra, evento que  trouxe ao nosso concelho mais de 500 participantes, que puderam assim desfrutar de bons momentos de competição, lazer e convivência em plena natureza, e onde até o tempo ajudou.

Destaque, para a grande participação de alunos do Desporto Escolar e curiosos que vieram experimentar a modalidade pela primeira vez e diversos praticantes não federados. Além dos habituais atletas portugueses, participaram também atletas oriundos de Espanha, Finlândia e França.

Numa excelente organização do Grupo Desportivo União da Azoia, e contando com os apoios institucionais do IPDJ, Federação Portuguesa de Orientação, Câmara Municipal de Sesimbra, Junta de Freguesia do Castelo e Junta de Freguesia de Santiago, o 3.º Open incluía duas etapas da Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre 2019.

A primeira etapa (sábado, dia 26), foi disputada no mapa de Sesimbra Nascente (Argéis), em terreno de relevo acentuado e com muitos elementos rochosos, além de uma vegetação por vezes densa. Prova disputada debaixo de um sol primaveril, e em que os principais favoritos à vitória final fizeram questão de começar a marcar as diferenças para os demais concorrentes.

Apesar do tempo ameaçador de chuva (que felizmente não se concretizou), realizou-se no mapa da Lagoa de Albufeira (Amieira), a 2.ª etapa do 3.º Open de Orientação Pedestre de Sesimbra, que viria a consagrar os vencedores deste evento desportivo. Terreno muito diferente do da véspera, este mapa apresentava um pinhal limpo, com algum relevo dunar, uma razoável rede de caminhos, e pouca vegetação rasteira.

Não havendo atletas do GDUA em competição, uma vez que estes estavam naturalmente envolvidos na organização do evento, as classificações finais do Open ficaram assim ordenadas:

Homens Elite: 1.º lugar – Tiago Romão (CMo Funchal), 2.º lugar – Tiago Gingão Leal (GD4C), 3.º lugar – Miguel Silva (CMo Funchal), 4.º lugar – João Ferreira (CAB) e, 5.º lugar – Paulo Franco (COC).

Damas Elite: 1.º lugar – Beatriz Sanguino (CPOC); 2.º lugar – Stepanka Betkova (ADM Ori-Mondego); 3.º lugar – Rita Rodrigues (CMo Funchal); 4.º lugar – Adelindina Lopes (COC); e em 5.º lugar – Liliana Oliveira (GD4C).

Importa realçar o impacto positivo que a organização deste evento teve nos praticantes que visitaram o nosso concelho, e que ficaram bastante agradados não só com a excelência da parte competitiva e organizativa, como pelas visitas feitas a alguns dos locais mais emblemáticos que o nosso concelho tem para oferecer, desde as praias, a vila, o Parque Augusto Pólvora, o Cabo Espichel e muito mais. Quem veio voltará, isso é certo. Seja para competir, seja para passear!

Cumpridas que estão 22 das 24 etapas da Taça de Portugal de 2019, o GD4C lidera a classificação coletiva, seguida pelo COC e pelo ADFA. O GDUA ocupa a 7ª posição em 42 equipas, posição essa que tentará deixar assegurada no Campeonato Nacional Absoluto a realizar nos próximos dias 23 e 24 de novembro em Reguengos de Monsaraz e que fará cair o pano sobre a época de 2019 da Taça de Portugal Vitalis Ori-Pedestre.

 

Artigo: Pedro Laia

Fotografia: Noel Cabeça

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense