Covid 19: caso suspeito em Sesimbra

Na terça-feira, dia 3 de Março, no Centro de Saúde de Sesimbra, surgiu a suspeita sobre a possibilidade de um cidadão marroquino, bem como da sua esposa, terem contraído o virus Covid 19, do qual já existem quatro casos confirmados em Portugal. O casal. residente em Sesimbra, tinha vindo de Espanha (de Madrid), e foi o próprio cidadão que se  deslocou ao Centro de Saúde, tendo a sua mulher, que também apresentava sintomas febris,  ficado em casa.

Perante este contexto clínico, foi decidido iniciar, como medida de precaução, os procedimentos determinados pelas autoridades de saúde.

Assim, o cidadão em causa foi colocado numa sala, em isolamento, enquanto os responsáveis do Centro de Saúde deram início a contactos com as autoridades de saúde para determinar quais as medidas a tomar subsequentemente. Após a consulta ao doente feita por um médico, foi dada alta ao cidadão.

Procedimentos recomendados

As instruções da Direcção Geral de Saúde (DGS) para situações como aquela que ocorreu no Centro de Saúde de Sesimbra determinam que, perante a identificação de um caso suspeito, o doente é colocado numa sala de isolamento, com máscara cobrindo o nariz e a boca, e deve ser consultado por um médico; este deve usar  o equipamento de protecção individual (bata, máscara, protecção  ocular e luvas descartáveis). Feito o apuramento da história clínica e epidemiológica, deve ser contactada a Linha de Apoio Médido da DGS, para validação (ou não) do caso suspeito.

Foi este procedimento que foi seguido poelo Centro de Saúde de Sesimbra. A sala de isolamento teve de ser improvisada na altura, já que este Centro não dispõe de uma sala permanentemente destinada a estas situações.

O facto do doente se ter ausentado antes de qualquer outra iniciativa, nomeadamente a recolha de sangue para análise, torna este caso de difícil seguimento por parte das autoridades médicas.
Continuaremos a acompanhar e divulgar através da nossa página na Internet:

osesimbrente.pt

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense