COVID-19 – VACINA EM SETEMBRO ?

Cientistas da Universidade de Oxford, que estão a desenvolver uma vacina para a covid-19, estão confiantes que possam ter essa vacina pronta em Setembro próximo. Sarah Gilbert, investigadora daquela universidade, afirmou que a sua equipa já desenvolveu uma vacina eficaz e que os testes deverão começar dento de duas semanas, tendo “80% de confiança” de que a mesma possa estar disponível para ser usada pela população em Setembro.
A confirmarem-se estas previsões, a imunização contra a covid ficaria imediatamente disponível para a população.
Vários laboratórios por todo o mundo estão a tentar desenvolver uma vacina, mas a necessidade de realizar testes – tanto para comprovar sua eficácia, como para garantir que não existem efeitos secundários nocivos – impede que possam estar disponíveis com brevidade. Em geral aponta-se para um período de testes de duração superior a um ano. A previsão adiantada por Sarah Gilbert é a primeira que aponta para uma duração mais curta desse período de testes.
CORRIDA ÀS VACINAS
Vários estudos indicam que a vacina do BCG ajuda no combate ao covid-19, mas a directora-geral de Saúde, Graça Freitas, diz que “é cedo garantir que têm robustez científica“. Entretanto, há 115 vacinas candidatas a combater a epidemia do novo coronavírus e cinco já foram testadas em pessoas. A vacina poderá surgir no início de 2021, segundo previsão das entidades de saúde dos EUA. – A. de C.

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense