SINDICATO DOS JORNALISTAS: APELO AOS ASSOCIADOS

Com data de 13 de Abril, recebemos às 13H33 um apelo do Sindicato dos Jornalistas (SJ) aos associados que “trabalham em redacções que não dispõem de delegados sindicais que procedam, com urgência, à eleição dos mesmos”. (…) “As empresas de comunicação social começaram já a aderir à possibilidade do lay-off. Ora, segundo a lei, o recurso ao lay-off tem de ser comunicado pelas administrações quando existam estruturas representativas dos trabalhadores na empresa (delegados sindicais ou comissões de trabalhadores) (…) “O SJ seguirá atento ao cumprimento da lei em cada redação, mas essa tarefa será tanto mais facilitada quanto mais interlocutores existam nas empresas”. (…) “O SJ reitera, pois, o apelo aos seus associados para que elejam delegados sindicais, de modo a garantir a defesa dos seus direitos. Trata-se de um processo simples (https://jornalistas.eu/como-convocar-eleicoes/) e ao qual os serviços do SJ podem prestar assistência. O SJ apela ainda a que os seus associados se empenhem ativamente no esforço de sikndicalização dentro das suas redações – os tempos que aí vêm exigem uma reforçada união entre os trabalhadores”.

Entretanto, às 17H21 recebemos nova mensagem do Sindicato dos Jornalistas – uma Carta Aberta aos diretores de informação sobre critérios editorais na cobertura jornalística da pandemia da Covid-19. “O Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas (CDSJ) apela aos diretores de informação, como responsáveis máximos pelas escolhas editoriais e conteúdos jornalísticos divulgados pelos órgãos de comunicação social, que tenham em conta a necessidade das suas redacções obedecerem a um estreito respeito pelas regras deontológicas, quer no acompanhamento e tratamento jornalísticos da pandemia da Covid-19 quer em todos os assuntos noticiados.

Portugal vive um momento único, em que o papel e a responsabilidade social do jornalismo são vitais. (…) “a missão de informar e de escrutínio que compete ao jornalismo tem de ser desempenhada com um atento cuidado no respeito das regras deontológicas dos jornalistas” (…) “E apela a que o respeito pela deontologia profissional bem como o respeito pela dignidade humana estejam sempre presentes no desempenho da profissão. O CDSJ saúda todos os jornalistas, bem como todas as outras profissões de quem depende manter em funcionamento os órgãos de comunicação social neste período de confinamento e de distanciamento social. Edestaca a forma ímpar, em muitos casos expondo-se a situações de risco, com o os jornalistas têm feito um trabalho rigoroso e consciente, cumprindo o seu dever social de informar”. – Alves de Carvalho

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense