GOVERNO APOIA OS MÉDIA (OCS)

O Governo vai comprar, antecipadamente, espaço destinado à publicidade institucional no valor de 15 milhões de euros com vista a apoiar os média: Órgãos de Comunicação Social (OCS). Esses espaços serão adquiridos nas televisões, rádios e publicações periódicas e poderão ser usados por todos os organismos públicos durante os anos de 2020 e 2021.
A medida foi aprovada pelo Conselho de Ministros da última sexta-feira (17 de Abril) e anunciada pela ministra da Cultura. Graça Fonseca revelou que a rádio e a televisão públicas, assim como a agência noticiosa Lusa ficam fora desta medida, cuja verba será distribuída da seguinte maneira: 75% para os meios de comunicação social de circulação nacional e 25% para a imprensa regional. As primeiras compras de espaço poderão ocorrer, ainda, durante o mês de Abril. “Na próxima semana começaremos a trabalhar, detalhadamente, na definição dos espaços e verbas para depois avançarmos“, garante a ministra.
A distribuição concreta será feita, afiança Graça Fonseca, de acordo com o que está estabelecido na lei em matéria de publicidade institucional (critérios de abrangência e circulação) e também em função do tempo e do espaço utilizados, preferencialmente para a divulgação de campanhas destinadas à generalidade da população. A começar pelas campanhas da Direcção-Geral de Saúde, mas igualmente de promoção da literacia mediática, causas sociais e de divulgação cultural. Graça Fonseca afirma que a verba disponibilizada representa o “triplo do que estava previsto” no Orçamento de Estado para 2020 e que durante o mês de Maio a actividade cultural comece a “regressar à normalidade“. – A. de C.

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense