No final da época balnear transata, mais concretamente no dia 18 de outubro de 2021, decorreu uma ação de limpeza promovida pela Mar Azul, organização sem fins lucrativos criada pela Catarina Wengorovius e pelo Ruben Guerreiro, e que contou com o apoio dum grupo composto por catorze voluntários, entre as 9.30h e as 11.30h junto ao parque campismo das Hortênsias, na Lagoa de Albufeira.
O ponto de encontro ocorreu no parque de estacionamento da praia da Lagoa de Albufeira, por forma a reunir todos os intervenientes da ação de recolha e limpeza.
A recolha dos resíduos na área lagunar e no pinhal circundante traduziu-se em dezassete sacos de 100 L de capacidade cheios com cordas, anzóis, pedaços de esferovite, máscaras descartáveis, entre outros e fora os materiais/objetos que não couberam dentro dos sacos do lixo, o caso duma âncora abandonada.
Devido à situação pandémica foram encontradas inúmeras máscaras descartáveis, o que foi um choque para toda a equipa. No final foi feito um balanço sobre a covid-19 e o seu enorme impacto no meio ambiente.
Esta ideia solidária e altruísta surgiu duma conversa entre os dois organizadores e dinamizadores desta iniciativa, a Catarina Wengorovius e o Rúben Guerreiro. Conscientes da importância em salvaguardar a natureza, sentiram que tinham que fazer algo que fizesse a diferença nos dias de hoje e para as gerações futuras, mesmo o pouco que seja já é algo, tudo são pequenos passos para a mudança, afirmaram com convicção a Catarina e o Ruben ao jornal “O Sesimbrense”.
Recordam que no mês anterior organizaram uma iniciativa semelhante, embora de menor dimensão, mas para esta iniciativa criaram uma parceria com a Fundação Oceano Azul e que foi divulgada no respetivo sítio institucional, associando-se a outras ações similares ao longo da costa portuguesa.
Alunos do ensino superior, a Catarina e o Rúben aludiram que estão previstas mais iniciativas deste género a curto prazo e que o objetivo será a realização de uma limpeza costeira mensal no concelho de Sesimbra; contudo, pretendem variar na escolha das praias onde irão decorrer as ações de recolha e limpeza.
Para concluir relataram que gostariam de “sensibilizar as pessoas para a importância em preservar o planeta, a natureza é algo que toma conta de nós e que devíamos lembrarmos que temos de cuidar do meio ambiente. Iniciativas desta natureza são muito importantes, devemos acreditar que em cada pequena ação que se promova, terá uma importância fulcral presentemente, mas também no futuro e que devemos ter esperança e ampliar estas pequenas ações que estão ao alcance de cada um de nós. E se vale a pena? Vale sempre!”.11