“O Sesimbrense” na TVI: o reconhecimento por parte dos nossos leitores

No passado dia 17 de Fevereiro o jornal O Sesimbrense foi convidado do programa matinal da TVI, “Dois às 10”. Depois de uma reportagem realizada em Sesimbra, com depoimentos de diversas pessoas, João Silva (nosso chefe de redacção) e Geny Braz (neta de Abel Gomes Pólvora, fundador do jornal) falaram sobre a história e a actualidade de O Sesimbrense.

“Olha a notícia fresquinha” foi o pregão inicial do apresentador Cláudio Ramos no quiosque criado para o estúdio da Plural em Bucelas (Quinta dos Melos) no programa dos “Dois às 10”, no passado dia 17 de fevereiro de 2022. O destaque do programa, conduzido em direto pela dupla de apresentadores Maria Botelho Moniz e Cláudio Ramos foi a importância da notícia local/regional e quem são as pessoas que estão por detrás das edições dos jornais regionais em Portugal.
O escaparate junto ao quiosque expunha alguns títulos regionais que refletiam a importância dos jornais regionais junto das suas comunidades locais.
Juntou-se à conversa na esplanada preparada para o efeito, o jornalista Júlio de Magalhães que iniciou o seu percurso profissional com 16 anos no jornal “O Comércio do Porto” e afirmou que um dia o ciclo dos jornais voltará, os jornais estão a adaptar-se aquilo que é a nova realidade das novas gerações (digital). Os jornais regionais são decisivos e já chegam a todo o mundo (têm acesso à internet e às plataformas digitais) e são uma ferramenta muito importante, são estes jornais que trazem informação daquilo que se passa nas regiões e que os jornais nacionais depois vão fazer essas reportagens. “A comunicação social local é uma ferramenta decisiva” referiu o jornalista da CNN Portugal.
Para o aludido programa televisivo foram convidados os jornais “Noticias de Arronches” e “O Sesimbrense” representantes das diferentes dicotomias do país (interior e litoral).O “Noticias de Arronches“ nasceu há 20 anos e as suas edições contam 16 páginas a cores. O períódico foi representado pelo fundador/diretor Fernando Marques e a sua esposa. Recordou que começou a trabalhar aos 13 anos e devido a problemas de saúde retirou-se para Arronches; é uma vila raiana portuguesa no distrito de Portalegre. Com 53 anos decidiu criar o jornal e com uma particularidade que é a distribuição gratuita do jornal na vila. Os assinantes apenas têm que despender os portes de correio e recebem o respetivo jornal.
Atualmente tem noventa assinantes e mencionou que o jornal chega a vários países europeus, como por exemplo: Holanda, França, e Bélgica, Foram os emigrantes que não quiseram perder os laços sociais, nem a ligação à terra e que deste modo mantinham-se informados sobre as notícias da sua terra natal. Ocorre a entrega dos jornais porta-a-porta em cinquenta e um locais: cafés, instituições entre outros.
“O Sesimbrense” nasceu a 25 de julho de 1926 e foi representado no programa pela neta do fundador Abel Gomes Pólvora, Geny Braz e pelo chefe de redação João Silva. Abel Gomes Pólvora nasceu a 29 de agosto de 1884, em Santana e faleceu em Lisboa a 14 de fevereiro de 1966.


Como presidente da câmara municipal da época, tinha como objetivo o progresso de Sesimbra e o bem-estar dos sesimbrenses, procurou promover Sesimbra, suas gentes e a economia local.


Atualmente a equipa redatorial do jornal “O Sesimbrense é composta pelo diretor, João Augusto Aldeia, pelo chefe de redação, João Silva e pelo jornalista Alves de Carvalho, todos em regime de voluntariado, tal como acontece com um conjunto de colunistas mais ou menos regulares. No secretariado e publicidade trabalha a funcionária administrativa Ana Luísa Bento. É com esta equipa e com o seu trabalho que jornal “O Sesimbrense” chega todos os meses às vossas mãos e não poderíamos deixar de agradecer o reconhecimento e o carinho com que nos brindaram com os vossos comentários de incentivo para continuarmos a trilhar o longo legado de Abel Gomes Pólvora e de todos os que colaboraram e os que ainda colaboram neste órgão de comunicação social independente.


“O Sesimbrense” é propriedade da Liga dos Amigos de Sesimbra, uma associação cultural com o estatuto de utilidade pública, que também desenvolve a sua atividade graças ao voluntariado dos elementos que, ao longo da sua existência (desde 1951) têm assegurado as funções dos seus órgãos sociais.
“A imprensa regional é um bem coletivo, ao serviço de cada indivíduo, mas também de todas as comunidades onde se insere e, no fim de contas, do país”.

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense