Condecorações municipais

A sala Mário João Sargedas no cineteatro municipal João Mota, foi palco da cerimónia de atribuição das condecorações municipais no passado dia 4 de maio; dia do município pelas onze horas.
O início da cerimónia esteve a cargo do presidente da assembleia municipal de Sesimbra João Narciso e de seguida usou da palavra o edil sesimbrense Francisco Jesus e que apresentaram as boas-vindas às individualidades civis, militares, religiosas e ao público presente.
O CNE Agrupamento 350 Santana foi agraciado com a medalha de mérito municipal grau prata. Constituído no dia 9 de abril de 1972, já formou mais de 1000 escuteiros ao longo dos 50 anos de existência e pelos contributos prestados no apoio à comunidade sesimbrense.
A segunda medalha de mérito municipal grau prata foi entregue ao Grupo desportivo União da Azoia, constituído a 25 de abril de 1971, com a designação Associação Cultural Desportiva União da Azoia, em escritura lavrada a 29 de agosto de 1977. A 9 de novembro de 1982 foram alterados os estatutos e passou a designar-se Grupo Desportivo da Azoia e é uma das mais antigas coletividades da freguesia do Castelo.
Presentemente o GDA é o primeiro classificado na orientação pedestre em Portugal e desenvolve várias atividades como o BTT, o trail entre outras.
A terceira medalha de mérito municipal grau prata rumou aos Serviços sociais do pessoal da Câmara Municipal de Sesimbra que comemorará no mês de junho os seus 50 anos de existência em prol dos seus associados, promovendo a coesão social, o apoio à saúde e à educação entre outras atividades de relevo.
A medalha de mérito municipal grau ouro foi atribuída à ex-presidente da assembleia municipal de Sesimbra, Joaquina Odete Martins da Graça, Odete Graça para os sesimbrenses, por recomendação da Assembleia municipal de Sesimbra, aprovada por unanimidade e aclamação. A ex-presidente da AMS nasceu a 15 de maio de 1948, licenciou-se em educação física e mestre em gestão do desporto. O seu percurso autárquico local ao longo de mais 40 anos como vereadora, vice-presidente da CMS e presidente da assembleia municipal de Sesimbra tornaram-na numa figura ímpar, detentora de uma enorme capacidade de trabalho, criadora de pontes e de diálogo, com uma invulgar aptidão em criar consensos com as diferentes forças políticas que se cruzaram na sua longa vida politica.
Francisco Jesus lançou o repto a Odete Graça para que aceitasse, presidisse e coordenasse as comemorações dos cinquenta anos do 25 de abril, no concelho de Sesimbra, ao qual Odete Graça anuiu de imediato.
Ovacionada de pé pelos presentes na sala do cineteatro, fez uma retrospetiva sobre a sua vida e tendo salientado no seu discurso que: “Na realidade, nada na vida se consegue sozinho, como dizia um amigo, a vida em sociedade só se transforma quando trabalhamos em equipa, quando caminhamos com os mesmos objetivos ou quando lutamos pelo mesmo bem comum. Não é possível levar por diante uma tarefa, seja ela qual for, na vida politica ou nas artes, no trabalho ou no sindicato, na vida académica ou científica, no desporto ou na vida familiar, senão trabalharmos em grupo e aprendermos com o contributo de cada um, e de todos e para todos, é fundamental é que o progresso aconteça. Diria também que uma medalha não se ganha sozinho, porque cada um per si jamais pode conquistar um patamar superior!”.
A cerimónia das condecorações municipais ficou registada com uma fotografia com todos os galardoados e contou com um apontamento musical do poeta e músico sesimbrense Zé Lã (José Raimundo) acompanhado pelo também músico e produtor Ricardo Martinho Gonçalves.

João Silva

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense