Nossa Senhora del Carmen

Após dois anos em que se realizaram com grandes limitações, as festas em honra de Nossa Senhora del Carmen regressaram nos dias 19 a 21 de Agosto, com todo o habitual programa, incluindo a romaria até à Igreja daquela invocação e os bailes populares.
Durante os dois anos da pandemia a tradição apenas se manteve parcialmente, com a imagem conduzida numa viatura pelos diversos pontos da aldeia das Pedreiras.
De regresso ao formato tradicional, realizou-se a procissão nas Pedreiras e a romaria até ao palácio de del Carmen, próximo dos Casais da Serra, onde é celebrada missa e se realiza o convívio dos romeiros.
De regresso estiveram igualmente os bailes no recinto da Festa nas Pedreiras, este ano com a participação de artistas como Jorge Espada, Alpha Trio, Toy II e Belito Campos.
A Festa de Nossa Senhora del Carmen, mantida pelo povo das Pedreiras, é a única que no concelho de Sesimbra perpetua o culto a Nossa Senhora do Carmo, que tinha grande dimensão, sobretudo na vila de Sesimbra, onde era realizada uma grande procissão e tinha lugar um imponente arraial, no então denominado Campo da Misericórdia, hoje largo 5 de Outubro. Tinham igualmente grande pompa os bailes realizados pelo Grémio, colectividade organizadora destas Festas.

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense