Orcas na costa de Sesimbra

São cada vez mais frequentes os avistamentos de orcas na costa de Sesimbra. No passado dia 28 de Julho o canal televisivo do Correio da Manhã divulgou um vídeo filmado próximo desta costa com imagens desta espécie.
Também a embarcação marítimo-turística “Amor ao Ofício” teve um “encontro” com orcas, tendo realizado uma manobra evasiva, de marcha à ré, conseguindo evitar consequências de maior: segundo o Diário de Notícias, o grupo de três orcas perseguiu a embarcação durante cinco minutos e depois desistiu – declarou Jorge Branquinho, que seguia com dez turistas a bordo daquela embarcação.
Esta manobra diferiu do que é aconselhado pelas autoridades marítimas, que é o de desligar o motor e manter a embarcação à deriva; o certo é que noutras situações em que foi usado este procedimento, as orcas interagiram com as embarcações e provocaram estragos, que num dos caso s levou mesmo ao afundamento do barco.
Segundo Jorge Branquinho, a manobra que utilizou é a mais indicada: “se pararmos o motor e deixarmos a embarcação à deriva, tornamos a embarcação num alvo fácil e por isso há que colocar a marcha à ré para até que percam o interesse”.
Já em Outubro 2020, a embarcação “Dois Piscos”, de Sesimbra, tinha sido atacada por um grupo de orcas, a pouco mais de duas milhas, ao largo de Sesimbra. O embate, que deixou várias marcas no costado, partiu o cadaste (peça à popa que protege a hélice e onde se apoia o leme, que ficou inoperacional), pelo que teve de ser rebocada até ao porto.

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense