Grupo Coral de Sesimbra

O Grupo Coral de Sesimbra, fundado a 17 de setembro de 1988, dia no qual teve lugar o seu primeiro ensaio. O GCS é uma associação sem fins lucrativos e tem por grande objetivo trabalhar em prol da difusão da cultural musical.
O GCS tem representado a vila e o concelho de Sesimbra, em vários pontos do país e também em Espanha, em encontros de coros, nas associações de cultura e de recreio e em manifestações organizadas quer pelas autarquias quer por outras entidades, tendo lançado em 2006 o seu primeiro CD “Sons da Primavera”.
Recorde-se que o GCS foi agraciado com a medalha de mérito municipal grau bronze atribuída pela AMS em 2015 e com a medalha do poder local democrático, dois anos mais tarde (2017).
Atualmente é dirigido pelo maestro João Baptista Branco e conta 26 coralistas, dos quais 22 são ativos.
“O repertório do GCS é, na maioria, polifonia “A Capella”, mas distribui-se entre música sacra, música popular, entre outras.
O jornal “O Sesimbrense” foi conhecer a nova direção do GCS, na pessoa da presidente Susana Duarte e transcreve as perguntas e respostas sobre esta associação sem fins lucrativos com trinta anos e quatro anos de atividade ao serviço da música e da cultura.

Quando tomou posse a nova direção do grupo coral de Sesimbra?
A nova direção tomou posse a 25 de maio do corrente ano.

Quais são os elementos que compõem a nova direção?
Os novos elementos que compõem a nova direção são: Presidente: Susana Duarte, secretária: Vânia Viegas e a tesoureira: Maria Helena Fernandes.

A Susana Duarte é a sucessora da anterior presidente Maria Helena Fernandes, qual vai ser a linha de rumo para o GCS? Que iniciativas vão desenvolver até ao final do ano e anos seguintes?
Bem, a linha de rumo do GCS, será sempre trabalhar com o objetivo de promover a nossa vila e o nosso concelho de Sesimbra em termos culturais. Até ao final do ano, iremos realizar o concerto de celebração do nosso aniversário no próximo dia 2 de outubro no cineteatro municipal João Mota, onde vamos ter alguns artistas da terra convidados, e o concerto de Natal no mês de dezembro.
Para o ano de 2023, queremos retomar os intercâmbios corais, mais uma forma de promoção, tanto nossa enquanto grupo coral, como da nossa terra. É um orgulho ser pexito, (risos), certo?

Nas redes sociais estão a promover uma divulgação de atração de futuros elementos para o grupo coral, têm obtido algum retorno ao vosso desafio em atrair elementos para o grupo?
Infelizmente esse é um problema de difícil resolução, apesar de termos alguns membros novos, que entraram no decorrer deste ano, o número de elementos masculinos é muito reduzido (quatro) e apesar dos esforços e da promoção em vários meios de comunicação social, está e as respostas não têm sido muitas.

Onde decorrem os ensaios gerais?
Os nossos ensaios, decorrem na Casa do Bispo, em Sesimbra, às quartas-feiras, das 21 às 23 horas.

Quantos elementos compõem o grupo coral de Sesimbra?
Atualmente, dos 26 coralistas, só 22 são ativos e destes, apenas 4 são masculinos.

João Silva

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense