Transportes públicos: problemas agravam-se

O funcionamento dos transportes públicos no concelho de Sesimbra continua a registar diversas irregularidades, desde a falha de carreiras em alguns horários até à insuficiência de lugares, deixando vários passageiros em terra, condenados a esperar pelos autocarros dos horários seguintes.
A situação ocorre especialmente nas primeiras horas da manhã, quando se concentram as deslocações para o trabalho e para as escolas. Por exemplo, há numerosas queixas de pessoas que, querendo apanhar transporte para Lisboa ou para a estação de Coina, na paragem da Cotovia, não o conseguem porque os autocarros passam cheios, e a mesma situação já ocorreu em Santana. Assim, há passageiros que, em desespero, se deslocam previamente para estações mais a montante, na esperança de terem lugar.
Esta situação ocorre também noutros concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (AML), e já levou as autarquias de Setúbal a marcar uma concentração da população, para o dia 1 de Outubro, em protesto contra a empresa concessionária: “depois de tantos ultimatos e pedidos de informação à empresa, vimos que a qualidade actual do serviço continua a ser manifestamente insuficiente”, disse o presidente da Câmara de Setúbal, acrescentando que “É altura de virmos para a rua e denunciarmos que o serviço não está a ser cumprido.”
A Carris Metropolitana tem explicado que as falhas se devem a não existirem motoristas suficientes e apontam como solução a contratação destes profissionais no estrangeiro. Entretanto têm sido aplicadas multas às empresas concessionárias, mas não parece existir qualquer ideia sobre o tempo que demorará a regularizar a situação. Os problemas surgiram depois de se ter iniciado o modelo de transportes regulado pela Carris Metropolitana – o que ocorreu em Sesimbra no passado dia 1 de Julho – talvez devido ao acréscimo de horários, mas está a revelar-se um pesadelo para as Câmaras Municipais, que apostaram na melhoria deste serviço público e se confrontam agora com um grande descontentamento da parte das populações.
Estas falhas no sistema de transportes comprometem também a criação de novas linhas e horários até ao final do ano, uma das principais promessas do novo modelo de transportes públicos.
Novas queixas surgiram também a propósito dos tarifários para quem compra bilhete no autocarro: estão a ser cobradas aos passageiros tarifas correspondentes à totalidade do percurso de cada autocarro: ou seja, um passageiro que entre, por exemplo, num autocarro de Sesimbra para Corroios, paga a tarifa do percurso integral, mesmo que utilize o transporte apenas até Santana. Esta situação, cuja legalidade é duvidosa, tem sido explicada pelos motoristas como um “incentivo a que se compre o passe”.

Horários escolares

Com o início das aulas, surgiram diversas queixas de que alguns dos horários das carreiras não são adequados ao horários escolares, fazendo com que os alunos cheguem atrasados às aulas ou tenham de esperar muito tempo pelos autocarros, e alguns destes horários têm vindo a ser modificados para se ajustarem aos horários escolares.
As sugestões e reclamações podem ser feitas para o endereço electrónico:
transportes.escolares@cm-sesimbra.pt

Redes sociais

Na rede social Facebook encontram-se alguns grupos formados com o objectivo de informar e defender os interesses dos utentes. O grupo Passageiros da Carris Metropolitana, com 14 mil membros, apresenta alguns documentos de reclamação, incluindo o que foi enviado por utentes da Quinta do Conte em 30 de Junho passado, e que levou à alteração de percursos e horários naquela vila.
O grupo Transpores Públicos em Azeitão – Passageiros, com 392 membros, foca-se nos problemas dos transportes públicos no concelho de Setúbal, cujas autarquias vão promover uma concentração da população, no dia 1 de Outubro, como protesto pela qualidade do serviço prestado pela empresa Alsa Todi.
O grupo Movimento Fartos!!!, que se debruça sobre toda a AML, tem marcado um protesto para o próximo dia 2 de Outubro.

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense