Pesca da sardinha continua interdita

Devia terminar hoje, 30 de Abril, a interdição aplicada pelo governo à pesca da sardinha, mas a proibição vai manter-se por mais três semanas, até ao dia 21 de Maio.

Na véspera do recomeço desta pesca, o governo publicou nova legislação, onde apenas autoriza a referida pesca, e para já, entre 21 de Maio e 31 de Julho, e ainda limitada a um máximo de 4.855 toneladas, a distribuir pelas embarcações licenciadas para este tipo de pesca.

O despacho de José Apolinário,  secretário de Estado das pescas, acrescenta ainda outras limitações, tais como a proibição da captura desta espécie em dias feriados, a proibição da transferência de sardinha para lota diferente da correspondente ao porto de descarga, não podendo uma mesma embarcação descarregar em mais do que um porto, durante um período de 24 horas.

Desta forma, cai por terra a expectativa da  ANOP Cerco (Associação Nacional das Organizações de Produtores da Pesca do Cerco), que ainda recentemente admitia a possibilidade de que a quota de pesca de sardinha até Julho pudesse chegar às 15 mil toneladas.

Esta comunicação, feita em cima da hora, complica a vida das empresas de pesca, que têm de tomar decisões baseadas em expectativas criadas pelo próprio governo, as quais podem ser alteradas de um momento para o outro.

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense