Grupo Desportivo de Sesimbra – 71º aniversário

Assinalou-se, no passado dia 10 de Agosto, o 71º aniversário do Grupo Desportivo de Sesimbra, cujo ponto alto foi uma sessão solene, no Salão de Festas Coronel Joaquim Pinto Braz, onde teve lugar a tradicional homenagem a entidades, técnicos, atletas e dirgentes, bem como a entrega de emblemas e diplomas aos associados com 50 e 25 anos de filiação. A ocasião foi também escolhida para a assinatura do Protocolo entre a Câmara de Sesimbra e o GDS, para “Guarda do Fundo Documental do Clube”.
O presidente do GDS, Sebastião Patrício, anunciou a sua recandidatura nas próximas eleições para os órgãos sociais daquele Clube.
O Presidente do GDS começou a sua intervenção homenageando “todos aqueles que há 71 anos fundaram o clube, bem como todos aqueles que o longo destes 71 anos têm prestigiado e dignificado o nome do clube, em Portugal e no mundo”.
Destacando que o GDS comemorará, daqui a 4 anos, as suas bodas de diamante, referiu que esse facto “obriga a um esforço redobrado de todos os órgãos sociais do clube para que se estabeleça um trajecto rumo àquilo que consideramos ser uma data histórica para a vida do clube e para o desporto do nosso concelho”.
Outra efeméride assinalada pelo presidente do GDS foi a dos 10 anos da inauguração do complexo desportivo piscina e sala de desporto, aproveitando para lançar um “repto, ou sugestão”, para que as duas entidades – GDS e Câmara Municipal – possam “avaliar de forma construtiva e discutirem em conjunto o protocolo celebrado para o futuro desta importante infraestrutura desportiva”, no sentido de “reforçar a colaboração afectuosa”.
Destacando o seu orgulho “por sermos de um concelho laborioso, de gente que trabalha e de homens do mar, onde as relações entre as instituições locais e as autarquias locais são contributos para o sucesso independentemente das nossas opiniões públicas ou privadas”, Sebastião Patrício fez “votos para um concelho mais rico, mais alegre, mais desportivo, mais cultural e mais social, enfim, um concelho diferente por que todos pugnamos”.
Destacando que no próximo mês de Dezembro o Clube vai entrar em processo eleitoral para novo mandato, Sebastião Patrício quis “deixar desde já muito claro, que não deixaremos o GDS entrar em vazio directivo, porque as responsabilidades assumidas e os grandes desafios que nos esperam, a curto e médio prazo, serão factores motivantes para que mais trabalho e maiores projectos sejam concluidos.
Com mais um mandato a chegar ao seu final, o presidente do GDS fez um “balanço positivo dum trabalho sério, de um trabalho em equipa em todo o universo do GDS”. Garantiu que os encargos financeiros estão a ser religiosamente cumpridos: “liquidamos ao estado mais de 50 mil euros anuais de impostos regulares, adstritos aos acordos, também eles religiosamente cumpridos, os acordos mensais com a segurança social”.
Manifestou-se igualmente feliz “pelo trabalho formativo no futebol, no hóquei em patins e no voleibol que, alicerçados ao trabalho na natação e no badminton, nos permitem afirmar sem hesitações, que fomos e que somos grandes”.
Outro dos destaques foi para a equipa que participou na selecção distrital do futebol de 11 sub-14, da associação de Futebol de Setúbal. Igual reconhecimento para os atletas de natação, Patrick e Maria Oliveira Paulo. Foi igualmente feito o reconhecimento do trabalho do massagista José de Almeida Marques.
Uma palavra especial foi dada a Artur Pereira, que deixa o comando da equipa de hóquei em patins, “por decisão própria e contra a opinião unânime da Direcção e do presidente da Direcção em particular”, sendo homenageado “pela dedicação, profissionalismo e competência em tudo, que colocou ao serviço do Clube ao longo de muitas épocas desportivas, como treinador”. Artur Pereira contuará, todavia, como coordenador técnico da Secção de hóquei em patins.
A propósito do Sesimbra Summer Cup, e dirigindo-se ao presidente da Câmara, Francisco Jesus, o presidente do GDS prestou “público reconhecimento pelo seu papel decisivo e incentivador na organização do torneio.
Respondendo ao repto de Sebastião Patrício sobre a gestão da piscina e sala de desporto, Francisco Jesus admitiu que o protocolo celebrado, com uma estrutura hierárquica que engloba a estrutura funcional da Câmara e técnicos e funcionários do Clube, acarreta algumas dificuldades para a Autarquia, para além de “um encargo elevado para o município, cerca de 300 mil euros ano, em números redondos, e a sua gestão não é uma gestão fácil”. Manifestou disponibilidade da Câmara para poder analisar os termos do protocolo. “e até a ir mais longe, para tentar perceber até que ponto o equipamento não poderia passar para a posse definitiva da Câmara”. Neste caso, a grande dificuldade seria de natureza financeira.
Referiu-se depois à necessidade de duas intervenções: a de substituição do piso de madeira do Ginásio Sede, e também à necessidade de, no complexo desportivo municipal da Maçã, fazer o arrelvamento do campo de futebol de 7 – qualquer destes assuntos, ainda em fase deestudo.
Numa perspectiva mais estrutural, referiu o estado de degradação do Estádio da Vila Amália, e dos problemas criados pelo facto de não ter avançado a operação urbanística que envolvia uma intervenção no estádio, por falência da empresa Obriverca. Neste momento, referiu Francisco Jesus, “estamos a preparar uma revisão do estudo da Avenida da Liberdade (1ª fase), com reuniões com a equipa projectista e construtores que possam estar interessados em participar nesta operação”.

Fotografia de 10 de Agosto de 1947, com a Assembleia Geral dos três clubes – União, Azes e Vitória – no Salão Recreio Popular, onde foi deliberada a criação do Grupo Desportivo de Sesimbra, escolhidas as cores do equipamento e o nome do novo clube: “Sesimbra Praia Desportivo Club”, posteriormente modificado para a designação actual.

 

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense