MAR MOTTO: Sensibilizar para a defesa dos oceanos

Sensibilizar o ser humano para uma questão urgente a que muitos continuam preferir fechar os olhos – a fragilidade dos oceanos e dos seres que neles habitam – é o objectivo da quarta edição do Mar Motto, promovida pela Sciaena – e que será inaugurada em Sesimbra no sábado, 25 de Agosto.
O conceito do Mar Motto é simples – usar a Arte para alertar o público para tudo o que a humanidade tem feito para arruinar estes ecossistemas e como todos podem contribuir para os conservar.
Depois das três primeiras edições em 2014 em Lisboa, 2016 em Almada e 2017 em Faro, desta vez o Mar Motto acontecerá em Sesimbra e será organizado em parceria com a Maxuxa, uma dupla de criativos sesimbrenses.
O local escolhido foi a Galeria em Projeto, no edifício da antiga repartição de finanças. Este espaço histórico no centro da vila, que tem servido para vários artistas apresentarem os seus projetos, vai ser agora um ponto de encontro privilegiado entre a arte e os oceanos nesta terra tão ligada ao mar.
Os artistas que irão participar são de vários universos artísticos e provêm sobretudo de Sesimbra e Almada.
A estes, juntamente com alguns dos artistas nacionais que participaram nas edições anteriores do Mar Motto, foi lançado este desafio: fazer uma peça que expresse o que de mais profundo sentem pelo Mar, a urgência que há em protegê-lo e que inspire cada um de nós a fazer a diferença.
No dia 25 de Agosto, às 17h, será a inauguração da exposição, onde haverá música a cargo de Sensei D (formato DJ set).
Depois a exposição ficará no espaço da Galeria em Projeto até ao dia 15 de Setembro, nos seguintes dias: – 26 de agosto a 1 de Setembro; 6, 7 e 8 de Setembro e 13, 14 e 15 de Setembro; das 20h às 24h. As peças estarão à venda, sendo que parte do valor irá reverter para a realização de futuras edições do Mar Motto e outras ações de sensibilização e proteção dos Oceanos, a organizar pela Sciaena. Durante os vários dias em que a exposição estará aberta, a Sciaena e a Maxuxa irão dinamizar várias actividades de animação e de sensibilização, como concertos, debates, filmes, limpeza de praia e subaquática, atividades com crianças entre outros.
Esta edição do Mar Motto conta com o imprescindível apoio da Câmara Municipal de Sesimbra, mas também de várias entidades: Albatroz Digital, bar Contraste, cafetaria Malitas, cervejeira URBE, Plataforma Algarve Livre de Petróleo, entre outros.
Segundo Gonçalo Carvalho, coordenador executivo da Sciaena: “O Mar Motto permite-nos chegar a um público imenso e fazer com que cada um se possa sentir mais informado e sensibilizado sobre todas as ameaças que pairam sobre estes ecossistemas mas, mais importante, consciente sobre o que pode fazer para os proteger. Queremos todos os portugueses a pensar, a respirar e a proteger o Mar.”

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense