Ensino doméstico: manter acesa a chama da curiosidade

O ensino doméstico ou domiciliar é aquele que é leccionado no domicílio do aluno, por um familiar ou por pessoa que com ele habite, e representa uma alternativa ao ensino tradicional. Esta modalidade permite personalizar o ensino em função das necessidades e características do aluno. Em Portugal já várias centenas de crianças estão integradas nesta modalidade, incluindo algumas de Sesimbra, conforme nos explica Ana Maria Soromenho.

O que é o ensino doméstico?

Simplificando é uma opção educativa em que os pais assumem a responsabilidade do percurso educacional de uma criança, podendo recorrer a tutores, quando as suas habilitações académicas não são suficientes.

Quais os níveis de ensino que abrange?

Todos os níveis (1º, 2º e 3º Ciclo), exceto Ensino Superior.

Existe uma definição mínima de matérias que devem ser obrigatoriamente abrangidas?

Sim. Na vertente de Ensino Doméstico as metas e planos curriculares coincidem com as directrizes do Ministério de Educação.

No vosso caso, como tutores, como se desenvolve o vosso trabalho?

Atendendo ao currículo no nosso sistema educativo, procuramos enquanto tutores que a criança seja livre, autónoma e responsável pela suas aprendizagens e aquisição de diferentes conteúdos, respeitando verdadeiramente o ritmo, interesses e peculiaridades de cada um. Incidimos os nossos estudos e trabalhos de pesquisa com base na Pedagogia de Projecto onde cada criança tem oportunidade de escolher o que quer estudar. Todos os temas permitem aquisição de competências e assim todas as diferentes abordagens ao currículo vão sendo envolvidas, casando todas as áreas (interdisciplinaridade).
Através deste método mantemos o nível de curiosidade, criatividade e auto-conhecimento elevado, pois, trabalhamos temas que interessam verdadeiramente à criança, conseguindo aprendizagens reais e genuínas.
Realçamos que o factor mais importante neste processo de ensino-aprendizagem é a relação afectiva, emocional e social que procuramos estabelecer com as crianças.

Há alguma escola ou instituição a apoiar o vosso trabalho?

Sim, a escola que nos acolhe é escola do coração, a Escola Tom da Terra.

Há muitas crianças a seguir este modelo de aprendizagem?

Neste momento existem mais de novecentas crianças inscritas nesta modalidade de ensino.

Como é feito o controle de qualidade deste tipo de ensino?

No final de cada ciclo de ensino, estas crianças são submetidas a um exame que lhes dará equivalência à frequência do Ensino Público.

Existem exames ou outro tipo de avaliação, durante o período de aprendizagem?

Os exames que existem são os que já indicámos anteriormente. Avaliação existe constantemente, mas não unicamente através de prova escrita. Uma vez que não trabalhamos somente através de aula expositiva, existe muito mais tempo para observar e avaliar o desenvolvimento real da criança. Através do plano diário e quinzenal conseguimos saber o que foi realmente aprendido, o que se gostou ou não e o que se quer aprofundar mais. Todo o trabalho elaborado (seja ele qual for) é arquivado no portefólio e fornece-nos informação sobre a criança e o seu percurso académico.

Não se corre o risco das crianças ficarem com falhas graves no conjunto das matérias aprendidas?

Pelo trabalho que temos desenvolvido e de outros projectos com quem partilhamos visão e valores respondemos que não. Uma vez que o ritmo e interesses de cada um são respeitados, as aprendizagens das matérias são consolidadas. Quando mantemos acesa a chama da curiosidade e lhes damos liberdade para escolher o que querem aprender e como, as crianças surpreendem-nos.

No caso de uma criança que siga esta modalidade de ensino doméstico, na adolescência pretender seguir uma licenciatura universitária, terá de fazer algum exame especial?

Não, após ter tido aproveitamento nos exames de equivalências, poderá concorrer ao ensino superior através dos exames nacionais.

Se os pais pretenderem mais informação sobre esta via de ensino, na área de Sesimbra, onde se podem dirigir?

Poderão dirigir-se à Escola Tom da Terra, ou através do email tomdaterraear@gmailcom, podem também visitar-nos na nossa página de Facebook (https://www.facebook.com/tomdaterraear/) ou Instagram (https://www.instagram.com/tomdaterraear/?hl=pt).

Quais ou quem são as vossas inspirações?

Admiramos profundamente o trabalho desenvolvido em Portugal e fora de Portugal do professor José Pacheco, professor pioneiro na conhecida “Escola da Ponte”. A metodologia de projecto e uma escola democrática assente em valores essenciais para a nossa sociedade são os pilares do nosso projeto no Concelho de Sesimbra. Felizmente existem cada vez mais projectos deste carisma que alguns deles temos o privilégio de contatar.

João Augusto Aldeia

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Editor
Director do jornal O Sesimbrense