Hotel do Mar: conferência de arquitectura, cerâmica e design

Realizou-se no Hotel do Mar em Sesimbra, no fim-de-semana de 10 e 11 de Novembro, a conferência “Hotel do Mar: uma visão moderna / conferência de arquitectura, cerâmica e design”. Organizado pelo Centro de Estudos Querubim Lapa, o evento integrou um conjunto de conferências e visitas guiadas centradas na obra colaborativa de Querubim Lapa com o Atelier Conceição Silva e focadas nos inúmeros exemplos que se encontram no edifício e espólio artístico do Hotel do Mar.
No primeiro dia, dedicado às conferências, Francisco Jesus, Presidente da Câmara Municipal, abriu a sessão cumprimentando todos os presentes e desejando as boas vindas a Sesimbra. Na sua intervenção, teve oportunidade de referir a importância que tem para a vila de Sesimbra possuir no seu património construído um verdadeiro ícone da arquitectura portuguesa da segunda metade do século XX como é o Hotel do Mar e destacou igualmente outras obras do Arquitecto Conceição Silva em Sesimbra, como o Bloco do Moinho e o Bloco de apartamentos do Porto de Abrigo (empreendimento da ERG).
A abertura das conferências foi realizada por Pedro Lapa, do ARTIS-Instituto de História da Arte da FLUL, que fez uma resenha histórica do trabalho do artista Querubim Lapa e apresentou o recém-criado (em 2017) Centro de Estudos Querubim Lapa, os seus objectivos e os projectos em curso. As intervenções que se seguiram, perante uma sala repleta com cerca de 160 participantes, o que ilustra bem o interesse despertado por este evento, abordaram diversos temas relacionados com “Conceição Silva: da arquitectura à integração das artes” (por Célia Gomes, do CIAUD – FAUL), que incluiu a projecção do documentário “E era o mar”, do realizador José Fonseca e Costa, “Design em contexto: o atelier Conceição Silva e o design em Portugal na década de 1960” (Maria Helena Souto, IADE – Creative University), “Querubim Lapa – cerâmica na integração das artes” (Rita Gomes Ferrão, Instituto de História da Arte – FCSH NOVA) e “A técnica de Querubim Lapa” (Suzana Barros Lapa, Ceramista), concluindo-se com uma mesa redonda moderada pelo historiador de arte Pedro Moura Carvalho. Um programa social com jantar no Hotel do Mar, um concerto de Jazz pela Escola do Hot Clube de Portugal e pernoita no próprio Hotel, concluiu a agenda deste primeiro dia.
  No segundo dia, realizaram-se visitas guiadas pelo Hotel do Mar, que serviram para evidenciar muitos aspectos relevantes da obra do atelier de Conceição Silva, desde a arquitectura, ao mobiliário que preenche o edifício, e para mostrar as inúmeras placas cerâmicas da autoria de Querubim Lapa que, sempre criteriosamente posicionadas, contribuem para a harmoniosa decoração dos espaços interiores e também exteriores. Infelizmente, alguns destes exemplares que se encontram no exterior apresentam já sinais de deterioração, pelo que medidas de conservação e restauro seriam muito desejáveis. Durante as visitas foi possível dar também destaque ao rico espólio artístico que se encontra nos vários espaços do Hotel, com obras de vários artistas como João Cutileiro, Thomaz de Mello, Luís Ralha, Luísa Bastos, entre outros.
 Numa passagem pelos espaços exteriores, muitos dos participantes não puderam deixar de notar e de lamentar o impacto extremamente negativo que o ainda inacabado e, aparentemente, embargado empreendimento vizinho exerce sobre o Hotel do Mar (e mostraram alguma esperança de que alguma coisa ainda pudesse ser feita para corrigir esta situação. Tem a palavra a Câmara Municipal de Sesimbra?

Paulo Caetano

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense