Carlos Guilherme é um cantor lírico português, que passou a infância e a adolescência em Moçambique, onde frequentou o Liceu Pêro de Anaia, na cidade da Beira, e cumpriu o serviço militar nesta ex-colónia. Lançou um single (editora Alfabeta) e foi consagrado ‘Rei da Rádio’ de Moçambique em 1970.
O tenor, que nasceu em 1945, já completou 74 anos e vai estar no dia 31 de Agosto no Parque da Vila, na Quinta do Conde, às 22H00, num concerto dedicado ao fado de Coimbra e às canções napolitanas.
O cantor, que teve um estrondoso sucesso com a canção ‘Quando Um Coração Chora De Amor’, também sobressaiu com ‘Granada’ ou ‘O Meu Alentejo’. Acompanhado por Luís Ribeiro (guitarra portuguesa) e Pedro Pinhal (viola de fado), o conceituado tenor vai cantar ‘Fado Hilário’, ‘Saudades de Coimbra’, ‘Samaritana’, ‘Coimbra Tem Mais Encanto’ e, ainda, ‘Caruso’, ‘Santa Lucia’, ‘Torna a Surriento’, ‘Solo Mio’ e ‘Funiculi’, procurando estabelecer uma ligação entre a serenata, o fado, a trova e a balada de Coimbra com a barcarola, a tarantela, a serenata e o canto popular napolitano.
Em 2006 gravou alguns êxitos, como ‘Você Sabe Lá’, ‘Noite De Saudade’, ‘Saudade Fruto Amargo’, ‘Portugal Dos Poetas’, ‘Canção De Madrugar’ ou ‘A Rosa Que Te Dei’. O cantor participou no filme ‘Os Canibais’ e tem três álbuns: Canção da República, Cantar Portugal e MAIS. Os amantes da boa música e das vozes inconfundíveis com certeza vão comparecer em força, pois não é todos os dias que se ouve um tenor da envergadura de Carlos Guilherme, cantor residente do Teatro São Carlos, em Lisboa. – A. de C.