Construção em LSF / Aço Leve e a Sustentabilidade

A construção em LSF – Light Steel Frame (aço leve) tem vindo, gradualmente, a despertar interesse em Portugal, tanto em quem pretende construir como em quem constrói e projeta.
Inicialmente, a construção em aço leve como a conhecíamos, estava mais presente em obras interiores, obras de reabilitação e de ampliação. Entretanto, surgiam também as casas modulares fabricadas em fábrica e transportadas por módulos e montadas no terreno. Contudo, a construção modular ao longo do tempo, revelou-se uma solução menos atrativa ao público em geral, face às limitações que apresentava, nomeadamente, ter por base projetos standardizados com limitações de dimensionamento devido ao transporte e fabrico em fábrica e ser uma opção construtiva mais frágil, com requisitos térmicos e acústicos abaixo do expetável.

No entanto, a construção em LSF / Aço Leve viria a ganhar força em obras novas de construção, com especial foco na habitação, sendo a obra iniciada e concluída no terreno e não em fábrica, ao contrário das casas modulares. E isso fez a grande diferença, pois os projetos são exclusivos, desenhados e adaptados ao terreno, visando as necessidades de cada cliente, as obras ganham mais robustez e qualidade ao nível dos materiais e acabamentos ao serem concebidas no local. O cliente acompanha todo o processo e interfere nas escolhas dos materiais.
Atualmente, tem-se assistido a uma crescente procura da construção em aço leve em obras novas de construção, sobretudo em moradias, como uma das soluções construtivas alternativas à construção tradicional em alvenaria de tijolo pelas suas propriedades sustentáveis, recorrendo ao uso de materiais recicláveis contribuindo para uma menor pegada ecológica.
Esta construção ganha especial destaque na rapidez com que é produzida (média de 7 meses), minimizando a mão de obra e por conseguinte, torna-se mais atrativa no orçamento global de obra face à construção tradicional.
De salientar, a excelentes propriedades térmicas e acústicas destas construções reduzindo drasticamente o uso de aparelhos no Inverno e no Verão, o que se traduz numa poupança energética relevante por ano, no orçamento familiar.
Na nossa experiência profissional, os clientes que já habitam nas suas moradias em LSF têm relatado que a acústica é excelente, com as caixilharias fechadas o som no interior é quase nulo. Quanto à térmica no Inverno não sentem necessidade de ligar qualquer aparelho e no Verão relataram apenas algum controle nas épocas de maiores picos de calor, situações pontuais.
O ATELIER OPEN sedeado em Sesimbra, com início da sua atividade em 2014 começou a projetar e construir moradias em Aço Leve desde 2016, especializando-se neste método construtivo temos assistindo a um gradual aumento da procura de construção em LSF.
Atualmente contamos com várias obras de moradias já construídas e outras em construção no concelho de Sesimbra e em toda a Área Metropolitana de Lisboa. No entanto, o nosso âmbito de atuação extende-se a nível nacional.
Temos assistido a uma maior sensibilização no público em geral para uma necessidade de construção alternativa à que sempre nos habituamos em alvenaria de tijolo, mas que acarretam vários problemas, nomeadamente, humidades, bolores, fungos que interferem diretamente na saúde, fissuras, rachas, infiltrações nas paredes, são obras que implicam mais manutenção ao longo do tempo e contribuem para uma maior pegada ecológica.
As obras em LSF são secas, verificando-se o uso de betão e água apenas na laje de fundação, requerem menos manutenção ao longo do tempo, não apresentam fissuras, bolores, humidades, fungos, contribuindo para a melhoria da saúde respiratória. É importante referir que, as doenças respiratórias continuam a ser uma das principais causas de morbilidade e mortalidade, não só em Portugal como também a nível mundial.


Outra característica importante destas construções, é o fato de, sendo a sua estrutura em aço leve, estamos perante uma espécie de gaiola pombalina, ou seja, construção anti-sísmica com uma estrutura tridimensional incorporada nas paredes interiores, exteriores e nas lajes de teto e cobertura.
Devido ao aço “ser leve”, esta estrutura torna-se consideravelmente mais leve que a construção tradicional, não necessitando na maioria dos casos, das sapatas de fundação, contribuindo para um orçamento de obra mais acessível.
O ATELIER OPEN divulga o seu trabalho em tempo real através das redes sociais do Facebook e do Instagram, ao nível dos projetos e das obras a decorrer.
Poderão ainda acompanhar a satisfação dos nossos clientes, através dos comentários deixados nestas plataformas. Para mais informações, poderão seguir-nos nos links abaixo indicados e / ou enviando email para:
geral.atelieropen@gmail.com
​https://www.instagram.com/atelier.open
​https://www.facebook.com/geral.atelieropen

 

Arquiteta Solange Marques

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense