Pesca da sardinha

O início da época de pesca à sardinha, em 2022, ocorreu no dia 2 de Maio e contou com a presença da secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, a convite da Câmara Municipal. A recepção decorreu no Largo da Marinha, a que se seguiu uma degustação no restaurante ‘O Farol’ com a presença do presidente da edilidade e de representantes de diversas entidades ligadas ao mar e à pesca e armadores da frota do cerco.

Teresa Coelho referiu que “Este ano iniciamos a época de pesca à sardinha um pouco mais cedo. O sector teve anos muito difíceis e os bons resultados deste ano e do ano passado, ao nível da recuperação da biomassa, devem-se também ao esforço muito grande feito pela frota e ao trabalho da investigação científica”. E sublinhou: “Sesimbra tem um excelente porto e uma excelente comunidade piscatória e é sempre uma das melhores lotas do país”, adiantando que a quota de pesca da sardinha em 2022, para Portugal, é de 29.400 toneladas.

Francisco Jesus, presidente da CM Sesimbra, afirmou: “Este ano os nossos pescadores podem pescar mais, o que era uma das reivindicações do cerco. A sardinha é uma espécie fundamental para Sesimbra e esperamos que possa ser muito aproveitada por um dos nossos sectores principais, que é a pesca, e que também possa ser valorizada através da gastronomia sesimbrense, que é das melhores do país. É isso que nos ambicionamos neste dia.”

Por sua vez Miguel Miranda, presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, igualmente acredita que este vai ser um bom ano. “Nos últimos anos a biomassa de sardinha tem aumentado graças à combinação entre a actividade científica e a acção coordenada, consciente e organizada da pesca. É importante que esta actividade seja rentável para todos e que possamos continuar a afirmar a pesca como uma área essencial na nossa economia”, acentuou. João Baeta, proprietário e armador de uma embarcação de pesca do cerco de Sesimbra disse que “estamos satisfeitos porque iniciamos a pesca à sardinha, o que é muito importante para a nossa terra e dá muito emprego às nossas gentes”.

Por seu turno, Manuel Cardoso, da SESIBAL, destacou: “Este ano a conjuntura é mais favorável porque neste momento não temos restrições devido ao covid-19. Vamos ter mais oportunidades de pesca e esperamos ter mais alguma rentabilidade.” Manuel José Pólvora, da ArtesanalPesca, igualmente acredita que “vai ser um bom ano para a pesca da sardinha. Será bom para a frota de pesca, para a nossa actividade e para Sesimbra”.

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense