Primeiro-ministro inaugura cabo submarino

O primeiro-ministro António Costa, o ministro das Infraestruturas e Planeamento, Pedro Nuno Santos, e o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, estiveram na Fortaleza de Santiago, em Sesimbra, para participar na cerimónia que assinalou a chegada do Cabo Equiano da Google à Europa, a partir de África.
O momento contou ainda com a presença do vereador José Polido, em representação do município de Sesimbra, do capitão do Porto de Setúbal, Paulo Alcobia Portugal, do Country Manager da Google Portugal, Bernardo Correia, da CEO da Altice Portugal, Ana Figueiredo, da embaixadora dos Estados Unidos, Randi Levine, e de diversas individualidades.
O Cabo Equiano tem mais de 12.000 kms ao longo da costa ocidental africana, ligando a cidade do Cabo a Lisboa, com uma amarração na Nigéria.
O novo cabo, investimento que reforça a posição de Portugal neste sector, tem 12 pares de fibras e a sua capacidade pode chegar aos 144 terabits por segundo de dados. Como consequência, a nova rede tem o potencial de aumentar a velocidade da Internet em 20 vezes mais, duplicar a penetração da Internet e reduzir os preços da Internet em 21% em toda a África.
Ao contrário das ligações por satélite, os cabos submarinos oferecem uma maior largura de banda e também uma menor latência, o que significa menos atrasos para os utilizadores quando estão a usar streaming de vídeo, serviços na nuvem ou transações financeiras.

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense