Cirilo Formiga

Faleceu Cirilo Formiga, o conhecido comerciante da zona do Calvário, onde há 66 anos, juntamente com a esposa Silvina Formiga, abriu a “Mercearia do Cirilo”, como era conhecida.
Erguido num terreno então vago, na zona da actual rua da Cruz, durante décadas o estabelecimento serviu de sustento à família, até que, com a mudança de geração, foi transformada no snack-bar Formiga, que é hoje uma das casas de referência no conjunto dos estabelecimentos de restauração de Sesimbra.
A mercearia ficava a dois passos da casa onde o casal morava e, por isso, era frequente, mesmo depois do fecho do estabelecimento, que lhes fossem bater à porta para um avio de última hora.
Numa entrevista que nos concedeu há 3 anos, reconhecem que no início foram tempos difíceis, até porque havia muitos estabelecimentos semelhantes. Nas proximidades, Silvina recorda: “Havia ali o Vaquinhas, havia o Bimbo, havia o Plínio Mesquita, havia o Lebre, havia também outro que até tinha uma taberna naquele lado, como se chama ele… o Chico Esteves!” Antes da mercearia, Cirilo Formiga tinha trabalhado, desde pequeno, como empregado em diversos cafés e, até, durante algum tempo, numa mercearia no Zambujal. Silvina, nascida na freguesia rural, levou igualmente, e desde muito cedo, uma vida de trabalho: “As pessoas no campo, não era como em Sesimbra, que estavam em casa à espera que os maridos trouxessem os bens para casa. As pessoas do campo tinham que ir à monda, tinham… era diferente!”

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense