Les Sesimbrotes: “objectivo de integração na comunidade local”

A Associação Les Sesimbrotes, reunindo residentes estrangeiros – predominantemente franceses e belgas, mas também de outras
nacionalidades – organizou uma Festa Franco-Portuguesa que animou o largo José António Pereira, em Sesimbra, com exposições de arte, música, bancas de artesanato e comida. O objectivo de Les Sesimbrotes é a integração na vida e comunidade local e para isso celebraram um protocolo de cooperação com o Clube Sesimbrense.
Entrevistámos Eric Manoa e Carlos Morgadinho, respectivamente presidente e vice-presidente da associação:

Quais são os objectivos de Les Sesimbrotes?
O objectivo é o da integração, não queremos ser uma comunidade à parte e foi por isso que celebrámos um partenariato com o Clube Sesimbrense.
Há 4 anos foi Philipe quem deu os primeiros passos na organização mas, devido ao covid, e também por razões pessoais, o processo esteve parado durante dois anos; a associação esteve adormecida e então nós retomámos a organização em 2021.
Temos uma página na Internet, que tem dois módulos: um acessível a todas as pessoas e um outro apenas para os membros. Quer dizer que todas as reuniões que fazemos, todas as festas e outras iniciativas, podem ser consultadas nessa página.
A nossa associação tem feito muitas actividades, por exemplo no domínio desportivo (como caminhadas, marchas, o jogo da petanca) no domínio cultural.
Também temos actividades mais lúdicas, como refeições, pequenas excursões – no ano passado fomos a Tomar, Golegã, à festa do chocolate em Óbidos.
E com o Clube Sesimbrense desenvolvemos um acordo de partenariado que nos permite a utilização do edifício do clube, com o objectivo de lhe dar vida. Tentamos criar ligações entre as duas comunidades, que têm culturas diferentes.
Nós, digamos assim, estamos na terceira idade, e no Clube Sesimbrense está agora um grupo de jovens, que são os descendentes dos que edificaram o Clube. Portanto somos de gerações diferentes mas que se completam.
Nós achamos que a sede do Clube é um edifício muito belo e o objectivo desta cooperação entre Les Sesimbrotes e o Clube Sesimbrense é o de lhe dar vida, não exclusivamente para nós, mas para todos, para toda a população.
Les Sesimbrotes também desenvolve actividade de auxílio ao próximo, fazemos 4 a 5 doações por ano, através das Paróquias. Já recolhemos cerca de 300 kg de roupas, que também demos às Paróquias. No Natal procuramos fazer o mesmo, recolhendo brinquedos para as crianças, pois quando as nossas crianças crescem ficamos com brinquedos praticamente novos.
Temos claramente um objectivo de integração na comunidade local. Para alguns existe a barreira da língua, mas o objectivo é a integração nesta comunidade e neste país que nos acolhe.
Temos também um contacto estreito com as Juntas do Castelo e de Santiago, através das suas presidentes.
Ontem tivemos aqui o Rancho Folclórico da Quinta do Conde. E já durante as comemorações do 25 de Abril tivemos um contacto com uma associação da Quinta do Conde que nos pediu para irmos àquela povoação fazer uma demonstração de petanca.

Quantos membros têm actualmente?
Somos 204. Cerca de 50% que são Franceses, 30% de Belgas, e há também Suíços e Canadianos.

 

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense