Bombeiros Voluntários de Sesimbra

No passado dia 12 de agosto a Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra comemorou o centésimo décimo novo aniversário da sua fundação.
“A Real Associação Humanitária de bombeiros voluntários de Sesimbra foi criada a 12 de agosto de 1903 por El-Rei D. Carlos I, e teve como primeiro comandante Abel Gomes Pólvora, fundador do jornal “O Sesimbrense”. A corporação de bombeiros de Sesimbra é uma das poucas corporações a ostentar as cores da bandeira nacional no seu estandarte.”
No período da manhã realizou-se a alvorada com o hastear da bandeira no quartel Abel Gomes Pólvora e posteriormente uma romagem ao cemitério de Santiago homenageando e recordando os bombeiros falecidos.
Relativamente ao período da tarde ficou marcado pela formatura dos soldados da paz e respetiva receção às individualidades e autoridades oficiais convidadas no largo cinco de outubro e para além do respetivo batismo a cargo do padre Manuel Silva das três novas viaturas: uma ambulância, uma viatura de comando e um veículo urbano de combate a incêndios, com capacidade para desencarceramento, ofertado pela Câmara Municipal de Sesimbra no valor de € 318.000,00.
Após a cerimónia da bênção das viaturas, decorreu o desfile comemorativo na avenida da Liberdade composto pela fanfarra dos bombeiros voluntários de Sesimbra bem como, os elementos do corpo ativo e diversas viaturas que compõem o efetivo dos bombeiros voluntários de Sesimbra.
Por fim decorreu a sessão solene no cineteatro municipal João Mota, repleta de familiares de bombeiros, amigos e conterrâneos, congéneres dos BVS, entre outros, que se associaram a este dia de celebração do aniversário do nascimento da Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Sesimbra.
Na mesa de honra estiveram presentes: presidente da Assembleia Geral da Real Associação Humanitária dos BVS Manuel Adelino, Presidente da CMS Francisco Jesus, presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra João Narciso, vice- presidente da Liga de Bombeiros Portugueses Comandante Marco Martins em representação do presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, o 2º Comandante operacional distrital de setúbal Marcelo Lima em representação da ANEPC (autoridade nacional da emergência e proteção civil), o presidente da Real Associação Humanitária BVS António Fidelino Pereira e o comandante do corpo de bombeiros voluntários de Sesimbra Ricardo Caleiro.
O início da sessão solene ficou a cargo do 2º Comandante do corpo de Bombeiros voluntários de Sesimbra João Oliveira que realçou a importância “do reconhecimento aos bombeiros; homens e mulheres prestam serviço na nossa comunidade e que se dedicam de corpo e alma.”
“Teve início a 15/6/2021 o curso formação inicial para a carreira de bombeiro voluntário e após um ano e dois meses do seu início, 225 horas de formação e 3 meses de estágio probatório tendo ainda em consideração as condicionantes e alterações impostas pela pandemia covid-19 concluíram a formação inicial”.
Perante os estagiários declarou: [Assim começamos todos juntos e acabamos todos juntos] “vamos proceder à promoção dos estagiários ainda não promovidos e ao Compromisso de honra de todos os elementos que iniciaram o curso formação inicial de carreira de bombeiro voluntário 2021/2022:
Compromisso de honra em frente ao estandarte da associação desfazer o vosso juramento, ficou completa a instrução para bombeiros.
No momento seguinte ficou marcado pelas entregas de condecorações aos agraciados, cujos nomes apresentamos no final deste artigo.
No seu discurso o comandante Ricardo Caleiro, referiu que “numa conversa aqui há uns meses no quartel dos bombeiros fiz uma proposta ao senhor presidente para resolver as datas das viaturas que tínhamos em serviço, ficou espantado que as nossas viaturas que estavam ao serviço, a mais recente tinha 25 anos”, e hoje foi inaugurada a viatura oferecida”. Salientou também que em Sesimbra, os incêndios rurais não têm ocorrido situações significativas e o corpo de bombeiros de Sesimbra disponibilizou uma viatura que tem integrado o GRIF de Setúbal para o centro e norte do país.
O presidente da Real Associação Humanitária de bombeiros voluntários de Sesimbra António Fidelino Pereira apresentou os respetivos cumprimentos e agradecimentos aos parceiros e entidades que colaboram com a RAHBVS. Fez uma breve retrospetiva sobre o passado desta instituição secular cujo lema é “Vida por Vida”.
Fidelino Pereira deixou um desejo para que no próximo ano, ocorre-se o lançamento da primeira pedra para o novo quartel de bombeiros na freguesia do Castelo.
O segundo comandante operacional distrital de setúbal Marcelo Lima em representação da autoridade nacional da emergência e proteção civil mencionou no seu discurso “a coragem e esforço dos Soldados da Paz em prol do seu semelhante” e tendo apresentado alguns dados estatísticos (áreas ardidas e número de incêndios) referentes ao distrito de Setúbal.
De seguida usou a palavra o comandante Marco Martins, vice-presidente da Liga de Bombeiros Portugueses em representação do presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses enalteceu o trabalho desenvolvido pelos bombeiros de Sesimbra: “por onde passam deixam marcas pela positiva pelo seu esforço, dedicação e pelo empenho dando o exemplo da colaboração prestada no auxílio do combate ao fogo na Serra da Estrela. Marco Martins entregou à Câmara Municipal de Sesimbra o Crachá de Ouro da Liga, pelo apoio prestado à causa dos bombeiros voluntários de Sesimbra.
“Os familiares dos bombeiros são o elo de sustentabilidade muitas vezes são esquecidos, palavra de gratidão aos que permitem que os bombeiros desempenhem as suas missões.” Concluiu.
O presidente da AMS João Narciso salientou a importância da RAHBVS: “é uma casa de que todos se orgulham” e vincou a “comunhão entre os bombeiros e a comunidade”.
O presidente da CMS Francisco Jesus no seu discurso, salientou que “É um privilégio estarmos nas comemorações desta associação pelo que ela representa para a comunidade. Os bombeiros e a autarquia têm uma relação de responsabilidade e confiança, e o que procuramos são soluções, caminhando juntos”. Agradeceu a deferência na atribuição do crachá de ouro à edilidade sesimbrense pela LBP.
No final da efeméride foi oferecido um beberete aos convidados/as presentes.

Novos bombeiros
Bombeiro 3.ª Mário João Ferreira Bravo
Bombeiro 3.ª Edgar António Fernandes Clarinha
Bombeiro 3.ª Elisabete Duarte de Sousa Guerreiro
Bombeiro 3.ª Nelson Manuel Machado Clímaco
Bombeiro 3.ª Tiago Alexandre Bonito Liberato Baptista
Bombeiro 3.ª Nádia Viana Pucarinho
Estagiário Luís Gustavo Lemes Gomes
Estagiário Adriano Augusto Grilo Guerreiro
Estagiário Marcus Vinícius Monteiro Barros
Estagiário Anabela Mourão Rodrigues

Medalha de Reconhecimento Quadro de Honra
Comandante do Quadro de Honra Luís Filipe Lopes Saraiva
Subchefe do Quadro de Honra Quintino Manuel Costa Machado

Medalha de Assiduidade Grau Cobre 5 Anos
Bombeiro 2.ª Tiago Martins da Silva
Bombeiro 3.ª Ana Patrícia de Sousa Ferreira
Bombeiro 3.ª Bombeiro 3.ª Ângela Oliveira
Bombeiro 3.ª Bombeiro 3.ª Rita Conceição de Almeida Garcia
Bombeiro 3.ª Tiago Miguel Gonçalves Claro

Medalha de assiduidade Grau Prata 10 anos
Bombeiro 2.ª Ricardo João da Silva Barreiros
Bombeiro 2.ª Rute Andreia Constantino Assembleia Morais
Bombeiro 2.ª Hélder Gonçalves Valverde
Bombeiro 3.ª Ricardo Guerreiro Gaspar
Bombeiro 3.ª Ana Sofia Campaniço Vinha

Medalha assiduidade Grau Ouro 15 anos
Bombeiro 1.ª Flávio David Fernandes Morais
Bombeiro 1.ª Marco Paulo Amaro Cristóvão
Bombeiro 1.ª Luís Miguel Soromenho Rocha
Bombeiro 2.ª Ricardo Manuel da Silva Caldas
Bombeiro 2.ª Paulo Jorge Pereira Rodrigues
Bombeiro 3.ª Adriano António Campaniço Vinha

Medalha de assiduidade Grau Ouro 20 anos
Subchefe José Maria Ferreira
Bombeiro 1.ª Elisa Maria Alves Jorge

Medalha de dedicação 25 anos
Subchefe José António Nunes Alegre
Bombeiro 2.ª Carlos Manuel da Silva Lourenço
Nomes e categorias com Crachás de ouro
Comandante do Quadro de Honra Luís Filipe Lopes Saraiva
Subchefe do Quadro de Honra José Francisco Fragoso Oliveira
Câmara Municipal de Sesimbra

Crachá de Cidadania e Mérito
Bombeiro 1.ª António Manuel Chaves Braz

 

João Silva

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense