Cores de Verão

Numa altura em que muitos portugueses vão a banhos, recordo-me duma exposição intitulada “Cores de Verão” pela autodidata sesimbrense Isilda Ribeiro realizada acerca de um ano (10 de agosto de 2021 a 11 de setembro de 2021) no átrio da biblioteca municipal de Sesimbra.
Isilda Mariana Carapinha Pereira Ribeiro, nasceu a 25 de julho de 1955, natural de Sesimbra. Desde muito nova, como gostava de desenhar, a professora primária incentiva-a a fazer mais trabalhos e aprimorar a técnica do desenho e da pintura com vista a abraçar um curso em Belas Artes, o que não veio a acontecer, seu pai nunca permitiu que estudasse longe de casa. Isilda Ribeiro nunca desistiu do seu sonho, com a família constituída, retoma o seu sonho e recomeça a pintar até aos dias de hoje.
A pintora sesimbrense Isilda Ribeiro retrata essencialmente o que gosta, seja por fotografias e/ou imaginando paisagens, mas também pelas artes e ofícios e que espelham algumas vivências do seu quotidiano. Com uma coleção considerável de quadros, expôs ao público o seu imaginário, bem como a sua visão sobre vários pormenores sobre a terra que a viu nascer, como por exemplo: o Senhor Jesus das Chagas, o santuário do Cabo Espichel, a Ermida do Cabo, a arte xávega “chincha”, a aiola, o castelo de Sesimbra e o seu cruzeiro entre outros.
Aguardamos uma nova exposição com novos trabalhos que continuem a marcar a identidade da piscosa Sesimbra!

João Silva

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense