Grupo Desportivo de Sesimbra

O Grupo Desportivo de Sesimbra (GDS) festejou as Bodas de Diamante no pretérito 10 de Agosto, dia de nascimento do clube que é Instituição de Utilidade Pública desde 1984. O seu contributo para o Desporto foi reconhecido com várias distinções, com realce para a Medalha de Bons Serviços Desportivos, atribuída pelo Governo da República em 1997, a Medalha Municipal Grau Ouro, pela CM Sesimbra em 1996 e de Melhor Clube Desportivo na modalidade de hóquei em patins, pelo Centro de Estudos e Formação Desportiva em 2001. A Comissão de Honra das Comemorações Oficiais foi presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que concedeu o seu Alto Patrocínio.

O Grupo Desportivo de Sesimbra (GDS) festejou as Bodas de Diamante no pretérito 10 de Agosto, dia de nascimento do clube que é Instituição de Utilidade Pública desde 1984. O seu contributo para o Desporto foi reconhecido com várias distinções, com realce para a Medalha de Bons Serviços Desportivos, atribuída pelo Governo da República em 1997, a Medalha Municipal Grau Ouro, pela C. M. Sesimbra em 1996 e de Melhor Clube Desportivo na modalidade de hóquei em patins, pelo Centro de Estudos e Formação Desportiva em 2001.
A Comissão de Honra das Comemorações Oficiais foi presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que concedeu o seu Alto Patrocínio. O programa oficial começou com a inauguração de uma escultura da responsabilidade da CM Sesimbra, da autoria do escultor Carlos Bajouca, alusiva aos 75 anos do clube fundado em 1947. A placa foi descerrada pelo presidente da edilidade, Francisco Jesus, pelo presidente da Direcção do GDS, Sebastião Patrício e pelo próprio escultor, que congratularam-se com esta iniciativa colocada na via pública junto ao pavilhão gimnodesportivo do clube. De seguida foi inaugurada a obra de requalificação do Salão de Festas Joaquim Pinto Braz, sito no pavilhão, que teve o apoio camarário; a placa foi descerrada pelo presidente da Direcção e por uma das filhas do Coronel Pinto Brás. Após agradecer o apoio da CMS, Sebastião Patrício sublinhou a importância desta obra para as diversas actividades desportivas que utilizam o salão, assim como para os alunos do Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho e outros que todos os dias fazem deste espaço o seu dia-a-dia escolar e desportivo. A filha do homenageado destacou o papel do pai na história do clube e desta infraestrutura em particular. A requalificação abrangeu a reparação geral de todo o piso de madeira, inclusive material de ginástica, pintura do salão e substituição da iluminação por lâmpadas leds.

SESSÃO SOLENE – O ponto alto das comemorações foi a sessão solene de honra, que decorreu no recinto do pavilhão e foi presenciada por cerca de quatro centenas de sócios do clube e convidados, motivo de grande satisfação para o GDS e para todos os que, ao longo da história, têm contribuído para o seu engrandecimento. A Mesa de Honra foi presidida por Félix Rapaz, presidente da Mesa da AG do clube, a qual integrou também Sebastião Patrício, Fernando Alves presidente do Conselho Fiscal, Francisco Jesus, o presidente da Assembleia Municipal, João Narciso, Eduardo Marques em representação do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laura Correia, presidente da JF Santiago e Carlos Anjos, do Conselho Nacional da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto.
A cerimónia foi presenciada pelos autarcas do Concelho – vereadores, presidentes das JF do Castelo e da Quinta do Conde, presidentes das assembleias de freguesia de Santiago e do Castelo, líderes de grupos municipais da Assembleia Municipal de Sesimbra, comandantes do posto da GNR de Sesimbra, oficial adjunto da delegação marítima de Sesimbra em representação do capitão do porto de Setúbal, Padre Manuel Silva, comandante dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra, presidente da Confederação do Desporto de Portugal, coordenador nacional do PNED, membros da comissão de honra das comemorações das Bodas de Diamante, Luís Sénica, presidente da FPP, Júlio Vieira director da FPF em representação do presidente Fernando Gomes, presidentes da mesa da AG e da Direcção da AF Setúbal, representante da ANTF, João Carlos Pólvora, da Docapesca – portos e lotas SA, presidente da Direcção e Artur Pereira, seleccionador distrital da AP Setúbal, Núcleos de Árbitros de Futebol, membros dos órgãos sociais do GDS, seccionistas, sócios, funcionários, treinadores, atletas, patrocinadores, empresários e demais convidados.
Usaram da palavra Félix Rapaz, Laura Correia, João Narciso, Carlos Anjos – que entregou ao GDS o galardão ‘Medalha de Mérito Associativo’ atribuída pela Confederação das CCRD, Eduarda Marques, Francisco Jesus e Sebastião Patrício, o qual historiou a vida do clube e a perspectiva de futuro a dois anos do final do mandato. Sebastião Patrício destacou o apoio da Câmara durante a pandemia, bem como das federações, associações, empresários e patrocinadores. Foram considerados muito urgentes pelo presidente da Direcção a situação dos relvados do Complexo Desportivo Municipal da Maçã, a requalificação do Estádio da Vila Amália e a reparação dos quatro balneários do pavilhão gimnodesportivo.
O GD Sesimbra recebeu prendas e lembranças de inúmeras entidades, públicas e privadas. Usaram da palavra várias personalidades, que destacaram o papel do clube em prol do desenvolvimento desportivo. Durante a cerimónia foram entregues lembranças e diplomas aos associados com 25 e 50 anos de filiação, foi prestada homenagem aos sócios fundadores – nº 1, António Reis Marques e nº 2, Custódio Lino Amigo – um dos pontos altos desta sessão solene. A Direcção do GDS homenageou, entre outros, a funcionária Ivone Tomás (48 anos ao serviço do Clube), o ex-atleta de hóquei em patins, o guarda-redes Alberto Pitorra, com o primeiro atleta inter-

(continua na página seguinte)

nacional do clube (1986, Europeu de juniores em Paris), Odete Graça, Luís Sénica, os irmãos Flávio e Marco Paixão (futebolistas), para além de Francisco Andrade, João Gatinho ‘Pedroto’, Carlos Faneca, António Domingos, Ludgero Caleiro, Bruno Faustino, Durval Pinto e a secção de voleibol do GDS, coordenada por Tiago Pinhal.

SEBASTIÃO PATRÍCIO – A Direcção do GD Sesimbra homenageou o actual presidente da Direcção Sebastião Patrício pelo seu trabalho e dedicação ao clube ao longo de 43 anos como dirigente e à frente do clube há quase trinta. Todos os órgãos autárquicos do concelho de Sesimbra foram homenageados pelo apoio prestado ao clube, tendo a Câmara Municipal recebido também uma distinção pessoal pelo apoio ao clube ao longo da sua história.
Francisco Jesus igualmente recebeu uma distinção das mãos de Sebastião Patrício. O Medalhão comemorativo das Bodas de Diamante foi apresentado publicamente, tendo o presidente da edilidade recebido o primeiro exemplar. No final foi oferecido um beberete aos presentes, com o tradicional corte do bolo de aniversário. A cerimónia foi apresentada por Sónia Lopes. Foi bonita a festa, pá! Como remate final recordamos que o GD Sesimbra foi reconhecido pela FPP pelos Bons Serviços prestados ao hóquei em patins em 1997 e em 2017 foi distinguido com o Prémio Espichel pela Assembleia Municipal de Sesimbra. Ainda no hóquei em patins, o GDS ganhou em 1981 a primeira edição da Taça CERS, após derrotar os holandeses do Lichstaad, que no ano seguinte foram vice-campeões do Mundo no pavilhão Rosa Mota, no Porto, título conquistado por Portugal.
Alves de Carvalho

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense