Rainha Isabel II

Faleceu no passado dia 8 de Setembro, Isabel II, soberana do Reino Unido. Devido às especiais relações diplomáticas entre Portugal e aquele país, o governo português decretou três dias de luto nacional
Na sua visita oficial a Portugal, em 1957, a rainha de Inglaterra esteve no Palácio de Calhariz, em Sesimbra – como a foto documenta – numa visita particular aos Duques de Palmela, seus amigos.
O Duque de Palmela, Domingos Maria de Sousa e Holstein Beck, foi embaixador de Portugal em Inglaterra, no período da segunda guerra mundial.
A nomeação do Duque de Palmela para embaixador foi uma notável “jogada” de Salazar para evitar que a Inglaterra recusasse a representação diplomática de Portugal (tinha motivos para isso); o Duque tinha andado na Universidade com o rei inglês e era seu amigo pessoal: fortes argumentos para que a sua nomeação não fosse recusada.
A Rainha Isabel II foi uma das figuras mais mediáticas da história da monarquia britânica, tendo sido usada a sua imagem das mais variadas formas. Entre elas estão as colheres de colecção da nossa associada e colaboradora Ilda Carvalho, que conta com uma secção inteiramente dedicada à monarquia europeia e com especial enfoque na monarquia britânica, de que reproduzimos alguns exemplares na foto seguinte.

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense