Clube Naval de Sesimbra: 92º aniversário

No passado dia 4 de Setembro o Clube Naval de Sesimbra comemorou o seu 92.º Aniversário. Após interregno devido à pandemia, o evento deste ano realizou-se no Restaurante Canhão II e contou com a presença de 118 sócios e convidados.
Além das habituais homenagens aos associados com 25 anos de inscrição, o sócio n.º1, António Reis Marques, foi agraciado com uma medalha de ouro pelos seus 77 anos de membro do Clube.

O Clube Naval de Sesimbra (CNS) foi fundado a 4 de Setembro de 1930 por entusiastas da pesca e dos desportos náuticos. A ideia partiu do então presidente da edilidade, Joaquim Mateus Preto Chagas. Na natação registe-se a 1ª Travessia da Baía de Sesimbra em 1946. A actividade do CNS alargou-se à pesca desportiva e à vela. Em 1980 o clube organizou o Europeu de Caça Submarina, que se saldou num êxito. No século XXI o número de sócios cresceu, a quantidade de praticantes também e surgiu uma nova secção: a canoagem. E a nova sede social é uma realidade.
Em 2004 o CNS realizou o 40º Campeonato do Mundo de pesca de alto mar e o sucesso repetiu-se. O 92º aniversário foi comemorado na noite do pretérito dia 3 de Setembro, com um jantar no restaurante Canhão 2 sito na Praça da Califórnia. Mais de uma centena de pessoas, dividida entre associados do clube e convidados.
O corte do bolo ocorreu perto da 1 da madrugada, ou seja, já no dia do aniversário. Fernando Silva, presidente da Direcção, recordou que o CNS tem um importante projecto em mãos: a construção da nova marina. Lembrou que a situação financeira do clube “é confortável” e que os órgãos sociais – Miguel Bastos e António Carrão presidem à Assembleia Geral e ao Conselho Fiscal, respectivamente – “trabalham em harmonia” com um fim: elevar o CNS para “patamares mais elevados”. Sublinhou que o clube tem hoje um número de associados que “muito nos honra”. Referiu-se, de novo, à “coesão e ao espírito dinamizador” da Direcção, AG e CF e dirigindo-se à vereadora do turismo Argentina Marques, sentada a seu lado, e que estava em representação do presidente da autarquia, afirmou que o CNS precisa da ajuda da Câmara, assim como todas as instituições e clubes do concelho de Sesimbra. Em contrapartida, prometeu ajudar a edilidade no que toca à Escola Náutica.
Como não podia deixar de ser o nome da jovem canoísta Beatriz João foi falado pelo honroso 5º lugar que alcançou o Mundial da modalidade. “Não está aqui connosco porque está a competir”, esclareceu Fernando Silva há 27 anos ligado ao clube, bem como os restantes elementos da Direcção. Ainda sobre Beatriz João desafiou a Câmara a “reconhecer aquilo que ela já fez na canoagem”.
No tocante ao desporto escolar, o CNS vai dialogar com a Escola Rodrigues Soromenho no sentido de pôr os peixitos a praticar canoagem ou vela. O clube colaborou na organização da regata das aiolas e fará o mesmo quanto à Travessia da Baía em Outubro.
Um dos pontos mais altos da festa foi a entrega ao sócio nº 1 do CNS, António Reis Marques, de uma medalha de ouro alusiva aos 77 anos de associado. Argentina Marques, Carlos Graça, Sérgio Faias e Ana Luísa entregaram lembranças ao aniversariante em nome da Câmara Municipal, do GD Sesimbra, da Docapesca (entidade que ocupa o maior espaço no Porto de Abrigo) e da JF da Quinta do Conde, respectivamente.
Alves de Carvalho

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense