10º Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival

Entre 3 e 7 de outubro de 2022, decorreu a décima edição do Finisterra Arrábida Film & Tourism Festival.
O festival Finisterra é organizado pela Arrábida Fim Commission e contou com o apoio da câmara municipal de Sesimbra. Salienta-se que no passado mês de abril, uma delegação de Sesimbra, marcou presença na primeira edição do Festival Internacional de cinema Finisterra Brasil Afro Barroco Film & Tourism festival na cidade Cachoeira, no Recôncavo da Bahia. A região da Arrábida foi a região “convidada especial” e que por sua vez a delegação de Sesimbra fez o convite institucional para a região da Cachoeira marcasse presença e fosse a região convidada especial na 10ª edição do Finisterra em Sesimbra.
De acordo com o comunicado de imprensa enviado à nossa redação, a edição deste ano, contou com a participação de 188 filmes de promoção turística representantes de 56 países e estiveram presentes mais de 80 realizadores, produtores e agências de publicidade a nível mundial. Tiveram a oportunidade de ficar a conhecer a região da Arrábida e Sesimbra, nos diversos níveis: cultural, paisagístico, gastronómico e turístico. “O Finisterra é o evento cultural que projeta a região a nível internacional” e é “uma montra para que realizadores e produtores pensem na região para novas produções cinematográficas”.
O Finisterra com um vasto programa que incluiu um ciclo de conferências subordinadas ao cinema e turismo (internacional) na universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. Na fortaleza de Sesimbra decorreu a segunda conferência dedicada ao turismo e comunidade local, com a explanação da diretora do museu marítimo de Sesimbra, Andreia Conceição. A segunda apresentação foi dedicada ao programa de financiamento para o cinema por Sérgio Guerreiro, do instituto turismo de Portugal.
John Sexton instrutor de mergulho e fotógrafo subaquático a residir no concelho de Sesimbra, apresentou a sua visão do mundo subaquático; parte dele desconhecido para muitos (as). Carlos Martins da Doca Pesca Portos e Lotas S.A. empresa do setor empresarial do Estado português, apresentou a missão e a visão da empresa no mercado.
Vanda Pinto (CMS) lembrou os recentes recordes do Guiness alcançados em Sesimbra em 24 de setembro, “relativamente ao maior número de mergulhadores presentes numa ação de limpeza subaquática, durante 12 horas, com a participação de 597 mergulhadores certificados e com a maior exposição subaquática do mundo, que reuniu 150 fotografias”.
Por sua vez, Inês Elias Costa do Instituto Turismo de Portugal abordou os incentivos à indústria cinematográfica, entre outros oradores que dignificaram a tarde na fortaleza de Sesimbra. Os ciclos de projeção de filmes e documentários turísticos decorreram na Galeria em projeto, no Clube Sesimbrense “Grémio”, na fortaleza de Sesimbra e cineteatro João Mota.
Os apontamentos musicais contaram com as presenças de músicos locais e internacionais que abrilhantaram o programa do festival sesimbrense.
À margem do festival Finisterra, realizaram-se várias visitas ao património edificado do concelho de Sesimbra, como por exemplo o Castelo de Sesimbra e a igreja de Santa Maria, a fortaleza, o museu marítimo de Sesimbra, o santuário de Nossa Senhora do cabo Espichel, a Ermida da Memória entre outros. Os participantes tiveram também a oportunidade em conhecer a orla costeira pelo passeio marítimo em barco tradicional de Sesimbra.
Relativamente ao património natural e paisagístico tiveram oportunidade em conhecer a Lagoa de Albufeira, Arrábida e Aldeia do Meco.
A visita às caves dos vinhos Bacalhoa e respetivos museus (Azeitão) e a gastronomia associadas ao desfrutar da experiência de golfe na Quinta do Perú, enriqueceram os seus momentos de lazer.
Nesta edição do Finisterra, Portugal apresentou-se com o maior número de inscrições e participações de filmes desde sempre, com 41 filmes/documentários e arrecadou 21 dos 72 prémios atribuídos.
Na marginal do lado nascente decorreu uma exposição fotográfica de Jomar Lima sobre os pontos históricos mostrando a arquitetura barroca e cultural tradicional afrobarroco de Cachoeira. Ocorreu também a receção oficial do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra Manuel Adelino acompanhado pelos vogais da direção Ana Cruz e António Paixão, ao seu homólogo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Cachoeira, Luís Araújo. No átrio da biblioteca municipal de Sesimbra decorreu a retrospetiva sobre as dez edições do festival Finisterra.
A cerimónia de entrega de prémios da 10ª edição do Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival realizou-se no dia 6 de outubro pelas 17h30, no cineteatro municipal João Mota.

João Silva

Sesimbrenses premiados no Finisterra

Marco Dias e Miguel Sequerra foram premiados na 10ª edição do Finisterra Arrábida Film&Tourism Festival, que decorreu entre 3 e 7 de Outubro do ano corrente.
Os jovens realizadores reagiram desta forma ao prémio ‘Best Arrábida Region Movie’ referente ao filme ‘More than a Village’ e ainda o segundo prémio da categoria ‘Beach & Sea’: ”Foi com enorme orgulho e satisfação que estivemos presentes na cerimónia (da entrega de prémios). Não trabalhamos para receber qualquer tipo de troféu, apenas colocamos máxima dedicação e empenho nos projetos propostos pelos nossos clientes, mas a verdade é que sabe bem obter este tipo de reconhecimento por um festival conceituado como o Finisterra. Gostaríamos de agradecer ao Carlos Sargedas por nos ter desafiado a participar, acreditando que em Sesimbra há potencial na área das artes, principalmente audiovisuais. Dar-lhe também os parabéns pelo projeto Finisterra, que conta com a sua 10ª edição em Portugal e que tão bem organizado está! Queremos também dar o devido reconhecimento ao resto da equipa que participou na realização do vídeo premiado: Wilson Pereira – câmara, edição e pós-produção; Gastão Entrudo – câmara imagens aquáticas; Gonçalo Costa – guionista. Agradecer ainda à Câmara Municipal de Sesimbra por acreditar no nosso trabalho e nos ter dado liberdade criativa para desenvolver um clip turístico do concelho. Forte abraço e encontramo-nos por aí, Marco Dias e Miguel Sequerra.”
Organizado pela Arrábida FILM Commission, esta edição contou com a participação de 138 filmes (41 portugueses) de turismo a concurso, de 56 países. Sesimbra recebeu um grupo de 80 realizadores, produtores, jornalistas e especialistas em diversas áreas do turismo e do cinema.
O filme de promoção turística ‘Bragança, Naturalmente!’, produzido durante a pandemia pela edilidade de Bragança, com realização de Marco Neiva e cujo protagonista é o brigantino André Costa, conquistou cinco prémios – Melhor Filme Português (1º lugar), Melhor Pós-Produção (1º), Lugares na História (1º), Destinos (2º) e Promoção (2º lugar).
Esteve presente na cerimónia de entrega de prémios Miguel Abrunhosa, vereador da autarquia de Bragança, que referiu a “actividade e crescente procura do destino Bragança”, um lugar onde “criamos memórias que perduram para sempre”. ‘Balmalla’, filme do cineasta João Bordeira sobre o Castelo de Palmela (que convida a conhecer melhor esta fortificação com mais de 1000 anos de história) e o vídeo musical ‘Havemos de ir a Viana’, de Flávio Cruz, contemplado com o Prémio Especial do júri.
Por seu turno, Paulo Ferreira teve 3 filmes premiados: ‘A Terra dos Homens’, ‘Açores – Um Novo Desígnio’ e ‘No Silêncio dos Moinhos’. O ucraniano Kirill Neiez Hmakov, com ‘Life in Supercell’ (secção ‘Human Life Tourism Film’) foi um dos grandes vencedores desta edição do Finisterra, repetindo a proeza de 2016.
Os filmes ‘Monção Leaves a Mark’ de Leonel Vieira (53 anos, de Miranda do Douro) e ‘The Majestic Adventures of Ofélia de Souza’ receberam três prémios cada um. Igualmente ‘Narcisse’, do alemão Florian Fischer, ‘Blue Brazil’, de Cristian Dimitrius, Luba Agostino e ‘Cannes is Still Standing’, do Palkais de Cannes, receberam três prémios. Durante cinco dias do festival houve passeios de barco pela costa de Sesimbra e Cabo Espichel, Lagoa de Albufeira, Serra da Arrábida, VN Azeitão e ‘Golf’ da Quinta do Perú. Portugal teve a maior participação de sempre: 41 filmes, arrecadando 21 dos 72 prémios, prova da importância do cinema na promoção turística de uma região.
Registe-se a presença de Luís Araújo, da cidade brasileira de Cachoeira (estado da Bahia), onde em Abril decorreu uma edição do Finisterra de promoção de Sesimbra, o qual acentuou os “laços que nos unem nas vertentes social e cultural”, lembrando que Cachoeira é um “território cinematográfico”. E ficou a promessa: “Queremos repetir Sesimbra em 2023”, de modo a transformar Sesimbra e Cachoeira em “cidades irmãs”.
Carlos Sargedas agradeceu aos diversos parceiros que colaboraram nesta 10ª edição, “em especial a Câmara Municipal de Sesimbra’. Recordando que “ninguém faz nada sozinho”. Agradeceu o trabalho do júri e a presença da Princesa do Hawai, que integrou o painel dos jurados porque “gosta e estudou cinema”.
A vereadora Argentina Marques, que tem o pelouro do turismo, lembrou que “só há poucos anos que Portugal começa a ver o turismo cinematográfico como um turismo de aposta. O Carlos teve esta visão há 10 anos e os produtores e os realizadores começaram a apostar em Sesimbra e na Arrábida”.
João Narciso, presidente da Assembleia Municipal, recordou que os filmes têm “a capacidade de apaixonar as pessoas e fica a curiosidade de conhecer aquele local e ao ver vídeos sobre Sesimbra fica a vontade de conhecer esta vila e sobretudo estas pessoas”.

Alves de Carvalho

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense