Custódio Lopes & Rodrigues: Prémio Excelência do IAPMEI

A empresa de pesca Custódio Lopes & Rodrigues foi distinguida pelo IAPMEI com o Prémio Excelência 2021. Em entrevista ao Valor Económico do Diário de Notícias, Custódio Lopes, fundador e proprietário, revela que a empresa começou pela venda de peixe. Depois, um dos marcos do percurso da empresa foi a compra do primeiro barco, em 2016, numa altura em que o peixe em lota começou a escassear. Neste momento conta já com sete embarcações: “Estrela de Sesimbra”, “Caismar”, “Vento de Feição”, “João Jorge”, “Dois Is”, “Vitória Luz” e o “Sónia e Daniel”.
Três destas embarcações trabalham exclusivamente na captura do peixe-espada preto, outras três estão dedicadas ao polvo, e outro para mais variedades, como o linguado, pescada, salmonete, raia, tamboril: “O peixe que temos sempre em maior quantidade para venda é o peixe-espada preto. Para o pescarmos temos de fazer uma viagem de 8 horas até ao pesqueiro”, esclarece Custódio Lopes.
E porque o investimento em tecnologia é cada vez mais necessário, a empresa decidiu apostar num equipamento que controla as viagens e percursos das embarcações, conseguindo antever intempéries e garantindo a segurança das tripulações que estão no mar: “Quando o barco está em trabalho, conseguimos, através de satélite, saber a sua localização exacta e a batimétrica onde está a trabalhar, através de uma tecnologia de mapeamento do fundo do mar em tempo real. Somos também alertados para eventuais avarias ou desvio de rotas”.
Pela importância que o gelo assume no seu negócio, a Custódio Lopes & Rodrigues apostou também na criação de fábricas de gelo, não só para consumo próprio, mas também para venda a terceiros.
Outra aposta, foi na criação de uma peixaria, um ponto de venda para os clientes – tanto particulares, como comerciantes, nomeadamente de restaurantes – que querem comprar o peixe directamente. Para este espaço vão ainda apostar na comercialização de peixe embalado a vácuo, que permite consumir no momento ou congelar. A partir deste ponto de venda é ainda realizada entrega porta-a-porta.
A Custódio Lopes & Rodrigues trabalha com a grande distribuição, embora através de intermediários, nomeadamente as cadeia de supermercados Intermarché, Pingo Doce e Continente, para os quais fornecem peixe-espada preto.

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense