Autarcas reuniram com ministro da Saúde

No passado dia 15 de Fevereiro os presidentes de Câmara de Sesimbra, Setúbal e Palmela tiveram uma reunião com o Ministro da Saúde, a qual decorreu ma Autarquia setubalense, tendo de seguida visitado o Hospital de São Bernardo.
O objectivo foi o de abordar os actuais problemas do o serviço de saúde da região e avaliar possíveis respostas.
No encontro, o ministro informou que a ampliação do Hospital de São Bernardo está prevista para breve, e que a integração no mesmo, do hospital do Outão, não está a ser considerada pelo governo.
Quanto ao encerramento das urgências do Centro Hospitalar de Setúbal, articulado com os hospitais Garcia de Orta, em Almada, e hospital do Barreiro, implementado no final do ano passado e com o qual os autarcas contestam, o ministro informou que neste momento não há qualquer alteração prevista. O ministro apresentou uma proposta de criação de uma Unidade Local de Saúde comum aos três concelhos.
Outro tema abordado na reunião foi a descentralização de competências, assunto que os municípios entendem que não estar suficientemente amadurecido para avançar para já, tendo reafirmado as suas preocupações com a falta de recursos humanos, uma questão de fundo e cuja resolução é, para os autarcas, da maior urgência, tal como o reforço do investimento nos serviços de saúde, por parte da tutela.
O presidente da Câmara sesimbrense reafirmou a disponibilidade da autarquia em manter a parceria com o governo para construção dos centros de saúde no concelho, tendo ficado decidido avaliar, no âmbito do PRR, a reabilitação da Unidade de Saúde do Castelo.

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense