Vamos comemorar… 50 anos do 25 de Abril…

O dia 25 de Abril constitui um marco importante na nossa história recente, e representa para a sociedade portuguesa um passo essencial que se traduziu na melhoria das condições de vida da população através das conquistas da liberdade, democracia e o Poder Local como sendo uma das expressões mais significativas ao comemorarmos os 50 anos do 25 de Abril.
Assim, Falar de Abril é também dar o alerta pela defesa da democracia, das liberdades e dos direitos fundamentais e garantir que as “portas que Abril abriu” não sejam fechadas pelas crises do mundo atual, nomeadamente o desemprego, a injustiça, as desigualdades e a crise de valores sociais.
Falar de Abril é e será sempre relembrar o passado, mas é sobretudo, preparar um futuro melhor apelando ao empenho de todos os homens e mulheres, jovens e menos jovens para a construção de uma sociedade mais próspera com mais e melhores condições sociais, culturais e económicas.
É com este pressuposto e inspirado nos valores de Abril que se pretende desenvolver um PROGRAMA de Comemorações dos 50 Anos do dia 25 de Abril, que irá decorrer entre o dia 25 de Abril de 2023 e 25 de Abril de 2024.
Para a concretização deste programa são integradas várias iniciativas e ações com o objetivo de envolver diferentes setores da população, criando espaços para a memória e debate, para a valorização de pessoas e factos, para a inovação e criatividade, para a música e desporto, sem esquecer a história de vida de muitos Sesimbrenses que está associada a uma visão de futuro.
Estas comemorações têm por base não só os órgãos autárquicos do concelho – Câmara e Assembleia, Juntas e Assembleias de Freguesia Santigo, Castelo e Quinta da Conde – mas também diferentes parceiros institucionais, associativos e entidades locais que irão cooperar e/ou participar no respetivo programa.
É fundamental realçar, ainda, que em linhas gerais, o planeamento, coordenação e a dinamização, de todo o programa, têm como suporte fundamental a Comissão Executiva, Comissão Promotora, o Grupo de Parceiros e a Comissão de Honra que desempenham um papel determinante na implementação e valorização do programa.
Perante este percurso histórico, com meio século de vida, temos de acreditar no revigoramento do processo democrático e assumir o compromisso de PARTICIPAR e Viver Abril no concelho de Sesimbra, FORTALECER as defesas da democracia e da liberdade e ainda CONSOLIDAR os valores democráticos conquistados com o 25 de Abril associados ao papel dianteiro do Poder Local.

História e Memórias

A história de cada sesimbrense será sempre um bom contributo fundamental para que a Memória coletiva tenha a identidade social, cultural e económica e que cada um ou cada uma se sinta parte da história local. Falar de Abril é e será sempre relembrar a História, mas é sobretudo, preparar um futuro melhor, apelando ao empenho de todos os homens e mulheres, jovens e menos jovens para a construção de uma sociedade com mais justiça social, mais democracia e participação na vida em comunidade.

Reflexão e Debate

Esta área é dedicada à abordagem de temas que nos convidam a identificar os sinais do tempo, vivenciado através de várias áreas da vida local. As ações são inspiradas nos valores e ideais de Abril, e serão desenvolvidas através de exposições, debates e memórias retratadas nas páginas do tempo. São testemunhos que nos convidam a refletir sobre o rumo do nosso futuro, sem esquecer o legado de muitos sesimbrenses que será doado às novas gerações.

Juventude

É fundamental convidar os jovens a vivenciar coletivamente o programa do cinquentenário do 25 de Abril, não só para conhecerem o passado, mas sobretudo poderem mostrar os seus
anseios e aspirações.
São os seus diferentes olhares, críticos e construtivos que nos ajudam a trabalhar para uma sociedade mais igualitária, solidária e humanizadora, que todos desejamos para o País e para o concelho de Sesimbra.

Desporto e atividade física

A atividade desportiva deve ter um papel relevante no âmbito destas comemorações, envolvendo não só os jovens, mas a população em geral que regulamente faz a sua “Caminhada” promovendo o bom e saudável convívio enquanto contributo e benefício para o seu bem-estar e saúde. A participação ativa dos alunos dos Agrupamentos Escolares na “Estafeta por Abril …”na qual serão os portadores das mensagens que marcaram os acontecimentos sobre a início da “Revolução dos Cravos” na madrugada do 25 de Abril de 1974.

Divulgação e Comunicação

O recurso às redes de comunicação deve ser um instrumento a privilegiar ao difundir todas as ações inerentes ao programa das comemorações, nomeadamente na valorização da edição e livros e outros elementos gráficos que retratem a participação e empenho de muitos homens e mulheres que cooperaram na construção do Município de Sesimbra.
A participação dos órgãos de comunicação social, locais é desejável e determinante para que os acontecimentos, os factos e as pessoas tenham uma ampla divulgação enquanto referência histórica da nossa comunidade.

Cinema e Animação

O espírito criativo ou artístico sempre se associou às efemérides como forma de elevação ou contestação baseado em valores, cujas mensagens eram normalmente consideradas críticas e por vezes pouco avaliadas. Hoje, é desejável que sejam criados retratos sociais, culturais e políticos que marcaram uma época e nos convidem a vivenciar, na tela do cinema ou no teatro, no canto, na música ou na poesia uma nova forma de intervenção.

Arte na Rua

Os valores da liberdade e democracia conquistados com o 25 de Abril, estão associados à fruição da cultura e da vivência artística. É indiscutível que as comemorações dos “50 anos do 25 de Abril” devam realçar a sua importância através do usufruto cultural que se traduz na pintura, poesia, canto, música, representação teatral ou outras que tenham por objetivo valorizar e homenagear o povo sesimbrense.

Estruturas de Funcionamento

Para a concretização do programa das Comemorações “50 anos do 25 de Abril” é fundamental a criação de estruturas que proporcionam o seu desenvolvimento nomeadamente a Comissão Executiva, que compete dinamizar, promover e coordenar as diferentes ações e a Comissão Promotora, que integra os órgãos autárquicos do concelho, representantes dos partidos políticos ou coligações, do movimento de cidadãos e a responsável pela coordenação das comemorações. Também o Grupo de Parceiros vai integrar todas as entidades, estruturas e associações locais em representação de várias áreas, e por fim a Comissão de Honra, que representa o agraciamento público a muitos cidadãos e cidadãs, que em nome individual ou coletivo, enalteceram o nosso concelho na sociedade portuguesa.

Odete Graça
Coordenadora das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense