Peter de Cuyper – Desculpa qualquer coisa

Há quem nunca diga ou peça desculpas. Nunca mesmo, nem quando o outro partido envolvido sabe que a culpa, de uma certa situação pouco feliz, é dessa pessoa sem desculpas. E há quem peça desculpas por tudo e qualquer coisa. Acho que é uma humildade negativa, nesse caso. Pedir desculpas por situações e coisas que não tiveram nada de mal é estúpido e degradante. Mas, quando é preciso, acho um acto de civilização e muitas vezes de coragem. Sei que não é sempre fácil admitir que estivemos errados, quando agimos de uma forma vacilante ou quando exageramos emocionalmente sobre algo de que não gostamos.

Eu peço desculpa quando sei que errei, mas muitos veem isso como uma fraqueza. Devem pensar que, sem esse pedido, não há nada a apontar. Isso é viver numa ilusão, como um avestruz que pensa que fica invisível quando enfia apenas a cabeça num buraco. Comecei a pensar nesse assunto por causa de reparar numa coisa que se repete constantemente. Quando vemos uma entrevista ou reportagem na televisão, e a pessoa entrevistada se emociona e o processo de choro se inicia, pedem sempre desculpas. Isso faz-me confusão. Não há culpa envolvida em mostrar emoções desse caráter nessa forma. É tão natural chorar quando nos lembramos e contamos uma história ou momento que nos afetou fortemente! Como se não pudéssemos chorar em público, na presença de outras pessoas.  Mais uma vez, muita gente acha isso fraco, especialmente quando é um homem a mostrar essa reação fisionómica e bem humana. Somos a única espécie que chora e produz lágrimas para expressar uma emoção, e há uma certa beleza nisso. Não é por nada que o nosso coração “encolhe” quando vemos alguém a verter lágrimas – a não ser quando são lágrimas de crocodilo 🙂

Acho um acto bonito, partilhar e mostrar que somos afetados e que a tristeza, as dores, magoam fortemente. É um sinal de que precisamos de ajuda, que estamos perturbados. A função de lacrimejar não dá para engolir e esconder essa perturbação e lamento.  Não há boa pessoa que não fique tocada ao ver alguém soluçar. Dali vem, muitas vezes, o tal pedido de desculpas, porque ninguém quer fazer com que outras pessoas fiquem tristes. Mas, mesmo assim, acho desnecessário pedir desculpas.

Quando éramos pequenos, ouvimos os adultos dizer: “não chora”, “nada de choros”. Mas muitas vezes faz tão bem, é um alívio das grandes! O não chorar quando é preciso até provoca um mal-estar físico, dores de cabeça, congestionamento nasal, etc. E faz muito mal ao espírito e ao bem-estar psicológico. Certo momento essas emoções vão ter que sair. Se armazenamos as comoções, é bem provável que a maneira como vamos reagir seja bem pior do que chorar.

Tanto como um pedido de desculpas, nunca tive problemas com isso. Sim, eu choro! E não só quando estou sozinho. Faz-me bem e nunca vou pedir desculpas por essas amostras salgadas. São simplesmente a prova que sou humano.

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense