Freguesia do Castelo: “Trabalhar para que ninguém se sinta sozinho!”

As Juntas de Freguesia, pela sua proximidade dos cidadãos, têm acompanhado de perto os problemas levantados pela atual situação epidémica e têm respondido com diversas iniciativas, tal como referimos em anteriores edições do nosso jornal.
Dando início a uma série de entrevistas aos autarcas de Sesimbra, colocámos à presidente da Junta de Freguesia do Castelo, Maria Manuel Gomes, uma série de questões, com o objetivo de caracterizar os principais problemas e as respostas dadas por esta autarquia local.

Gostaríamos que nos respondesse a algumas perguntas sobre a atual situação de emergência nacional e qual o impacto na freguesia do Castelo. Registou-se um aumento do número de pedidos de ajuda? Maioritariamente são portugueses ou de outras nacionalidades?

Durante a primeira fase da pandemia (antes do verão), todas as famílias que nos procuraram solicitando apoios, e não apenas apoio alimentar, foram encaminhadas para as diversas respostas sociais coordenadas entre os vários parceiros locais – Junta de Freguesia, Instituições particulares de solidariedade social, nomeadamente o Centro Paroquial do Castelo e Casa do Povo de Sesimbra, e Câmara Municipal de Sesimbra.
Neste momento começamos a assistir, novamente, a um aumento da procura de respostas para várias situações de carência. A Junta de Freguesia tem vindo a reunir com os parceiros a fim de nos prepararmos para responder a esse eventual aumento.

Considera que as condições económicas e sociais dos fregueses do Castelo irão piorar proximamente?

A situação de crise económica, sendo mundial, com certeza que nos afetará!
Estamos a viver uma pandemia, com graves repercussões, que desequilibrará as condições económicas e sociais durante os próximos anos.
Embora esta freguesia tenha muitos recursos naturais, com uma atividade agrícola, piscatória e com um tecido empresarial dinâmico, decerto que as condições económicas se complicarão pois as consequências da fase que estamos a atravessar já se fazem sentir.
Somos igualmente uma freguesia virada para o turismo e as repercussões da pandemia na retração turística, são uma realidade com impactos enormes nas empresas locais.

Que iniciativas a Junta de Freguesia do Castelo tem delineadas e que respostas sociais estão previstas?

Desde o início da pandemia que a Junta de Freguesia tem trabalhado em estreita colaboração com as várias entidades que sempre estiveram no terreno a prestar este tipo de apoio, encaminhando cada caso para as diversas respostas sociais.
Têm vindo a ser realizadas campanhas de angariação alimentar; de produtos de higiene pessoal e doméstica; de alimentação animal; criámos um centro comercial digital de forma a facilitar o acesso a produtos alimentares e farmacêuticos e com entrega ao domicílio; auxiliamos os alunos das escolas da freguesia com impressões gratuitas; unimo-nos à GNR, no âmbito do Programa Idoso Seguro, encetando contactos com os idosos referenciados, como estando em isolamento, de forma a acompanharmos, de forma mais efetiva e pessoal as suas necessidades, entre outras situações.
Posteriormente e como forma de incentivo ao consumo na nossa freguesia, encetámos uma campanha de apoio ao comércio e produtores locais:

CASTELO – PENSA. COMPRA. APOIA

com o objetivo de promover o desenvolvimento da nossa freguesia. No decorrer desta campanha de incentivo, que continua a decorrer, foram já distribuídas pela junta de freguesia cerca de 1.000 t-shirts.
Com a previsão de aumento de novos casos, e a eventualidade de aumento da procura de apoios sociais, estamos já a preparar campanhas de angariação de bens, a preparar instalações, a aferir novas necessidades.
A Junta de freguesia é igualmente parceira (a par com a Câmara municipal de Sesimbra e Juntas de freguesia de Santiago e Quinta do Conde), na organização e divulgação do concurso “Em Sesimbra, Natal é no Comércio Local e Tradicional!”, que visa também o consumo nos vários estabelecimentos do município.
Como forma de ocupação saudável, para quem está em casa ou confinado, têm sido dinamizadas diversas atividades on-line, das mais variadas expressões, para as diferentes faixas etárias.

Foi notório o envolvimento da junta da freguesia a que preside na agregação e articulação de esforços entre empresas, o comércio local e particulares para suprimir algumas necessidades básicas de famílias que foram duramente atingidas com a primeira vaga da pandemia, Com a segunda vaga em curso será ativado novamente o apoio aos agregados familiares mais fragilizados?

Como já referi anteriormente, já nos estamos a organizar visto que os pedidos de apoio voltaram a ser uma realidade.
Temos recebido, na Junta de freguesia, semanalmente ofertas de trabalho voluntário para o “que for necessário”.
Temos a sorte de ter nesta freguesia uma massa humana muito colaborante e que, ou responde displicentemente a apelos de colaboração, ou se voluntaria espontaneamente.
Todas as incitativas realizadas na primeira fase, encontram-se em curso ou voltarão a ser reactivadas se tal for necessário, entre outras já pensadas.

Na eventualidade de um indivíduo, ou uma família, necessitarem de apoio como o poderão fazê-lo?

Podem contactar com a Junta de Freguesia através dos seguintes contactos: 21 2689210 de segunda a sexta das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 | geral@jf-castelo.pt; ou com a Câmara Municipal de Sesimbra: 932 003 027 ou 21 228 85 33.
Por último ressalvo que estou sempre disponível, a qualquer dia ou qualquer hora, através do meu contacto direto: 939 982 552.
Trabalhamos para que nesta freguesia ninguém se sinta sozinho!

João Silva

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense