Laura Correia, presidente da Junta de Freguesia de Santiago: trabalhar para que todos se sintam integrados e incluídos

Gostaríamos que nos respondesse a algumas perguntas sobre a atual situação de emergência
nacional e qual o impacto na freguesia de Santiago?

O estado de emergência no território da Freguesia de Santiago, como aliás em todo o território Nacional, tem tido um grande impacto económico, que se traduziu na diminuição dos rendimentos dos sectores da restauração, turismo, comércio e pescas, originando, por isso, o aumento do desemprego, trabalhadores em lay off e a falta de oferta de trabalho, assim como a limitação de várias atividades do pequeno comércio.

Registou-se um aumento do número de pedidos de ajuda por parte dos fregueses da freguesia de Santiago? Maioritariamente são portugueses ou de outras nacionalidades?

É importante ressalvar que a época balnear correu melhor do que espectável em tempos de pandemia e até mesmo do que noutras regiões do país. Os hotéis estiveram a trabalhar razoavelmente, assim como a restauração, a pesca e o comércio. Efetivamente, na sequência do Estado de Emergência decretado no dia 6 de novembro, constatámos um aumento de número de pedidos de ajuda, maioritariamente de cidadãos nacionais.

Considera que as condições económicas e sociais dos fregueses da freguesia de Santiago pioraram?

De facto, o termo da época balnear e o estado de emergência, que tem restringido a circulação e condicionado o horário de funcionamento de determinados estabelecimentos, fez com que as condições económicas piorassem. No entanto, existe um grande trabalho que está a ser realizado em rede com a Câmara Municipal, com as Juntas de Freguesia e com os parceiros sociais, que tem conseguido de certa forma colmatar as carências económicas e sociais com que algumas famílias se debatem.

Têm ocorrido encerramentos de estabelecimentos de restauração e bebidas na freguesia a que preside?

Tanto quanto é do nosso conhecimento, até ao dia de hoje não nos chegou qualquer informação de que tenha havido encerramento de estabelecimentos; Consultado o Portal do Empreendedor também não se verifica qualquer registo de encerramento de atividade na Freguesia.
De referir que a Junta de Freguesia de Santiago, com o objetivo de promover o consumo no comércio local, dinamizou uma campanha com o slogan “Qualidade, Proximidade, Em Sesimbra é nosso é de Confiança, compre no comércio local“.
Conjuntamente com a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia do Castelo e a Junta de Freguesia da Quinta do Conde, estamos a participar na divulgação do concurso “Em Sesimbra, Natal é no Comercio Local e Tradicional”.

Que tipo de iniciativas tem a junta de freguesia de Santiago delineadas e que respostas sociais e apoios estão previstos aos agregados familiares mais carenciados?

Como já anteriormente referido, trabalhamos em rede com a Câmara Municipal de Sesimbra, as outras Juntas de Freguesia e com os parceiros sociais, temos feito o levantamento das situações mais vulneráveis e encaminhado para as respetivas respostas sociais adequadas, de forma minimizar e a solucionar os impactos negativos na vida das pessoas e das suas famílias.
Continuarmos a participar nas campanhas de angariação e distribuição de produtos alimentares e de higiene, assim como nas de alimentação animal. Não podemos deixar de expressar o nosso agradecimento a todas as pessoas e entidades que, de forma espontânea e anónima, doam produtos de primeira necessidade para esta causa. A nossa prioridade é o apoio às famílias mais vulneráveis, independentemente da composição e/ou idade dos agregados familiares, Pautamo-nos por sermos uma Junta de proximidade e estarmos sempre disponíveis.

Durante a primeira vaga da pandemia, como decorreu o apoio às famílias mais carenciadas?

O apoio às famílias mais carenciadas decorreu de forma positiva tanto na Freguesia como no Concelho, fruto do trabalho em rede realizado pela Câmara Municipal, Juntas de Freguesias e parceiros sociais. Desta forma, foi possível minimizar o impacto negativo que a pandemia originou, tanto a nível económico, social e psicológico. De referir e valorizar o trabalho voluntário que é realizado de forma anónima e genuína feito por jovens e adultos residentes na Freguesia visando a apoio às famílias.

Com a segunda vaga que nos assola presentemente, como está a ser organizada a resposta aos fregueses mais necessitados?

O trabalho iniciado com a primeira vaga, que originou resultados positivos e com os quais muito aprendemos, a matriz a seguir nesta segunda vaga, tendo em conta, evidentemente, as adaptações que se julgarem necessárias, mediante as condicionantes que se verificarem, pois este não é um processo estático, e o objetivo primordial é responder sempre com eficácia às carências e necessidades dos nossos fregueses.
O nosso principal foco é trabalhar para que todos os habitantes da Freguesia de Santiago se sintam integrados e incluídas na nossa comunidade independentemente da sua condição social e económica, sabendo que podem e devem contar sempre com a sua Junta de Freguesia.

Na eventualidade de um indivíduo ou uma família necessitarem de apoio como o poderão fazê-lo?
O contacto com a Junta de Freguesia pode ser feito no atendimento da Junta de Freguesia ou através das seguintes vias:

966 654 596 das 9h às 13h
966 654 597 das 14h às 18h
212 288 410 das 9h às 13h
geral@jf-santiago.pt
Câmara Municipal de Sesimbra
932003027 ou 212288533.

Anuncio Bottom

About the Author

Editor
Director do jornal O Sesimbrense