Dezembro 2018

Hotel do Mar: conferência de arquitectura, cerâmica e design

Realizou-se no Hotel do Mar em Sesimbra, no fim-de-semana de 10 e 11 de Novembro, a conferência “Hotel do Mar: uma visão moderna / conferência de arquitectura, cerâmica e design”. Organizado pelo Centro de Estudos Querubim Lapa, o evento integrou um conjunto de conferências e visitas guiadas centradas na obra colaborativa de Querubim Lapa com o Atelier Conceição Silva e focadas nos inúmeros exemplos que se encontram no edifício e espólio artístico do Hotel do…


Assembleia Municipal aprovou nova organização dos serviços da Câmara

A Assembleia Municipal de Sesimbra aprovou, no passado dia 30 de Novembro, a nova organização dos serviços municipais – a que fizemos referência na nossa anterior edição. Em parte, trata-se de retomar o modelo organizativo que existia antes de 2013, e que foi então reduzido, em número de Departamentos e Divisões, por imposição do acordo estabelecido com a troika da União Europeia. Mais especificamente, a deliberação da Assembleia Municipal foi no sentido de “aprovar o…


Ensino doméstico: manter acesa a chama da curiosidade

O ensino doméstico ou domiciliar é aquele que é leccionado no domicílio do aluno, por um familiar ou por pessoa que com ele habite, e representa uma alternativa ao ensino tradicional. Esta modalidade permite personalizar o ensino em função das necessidades e características do aluno. Em Portugal já várias centenas de crianças estão integradas nesta modalidade, incluindo algumas de Sesimbra, conforme nos explica Ana Maria Soromenho. O que é o ensino doméstico? Simplificando é uma opção educativa em que…


O tio António Correeiro

uma crónica de João Gomes Pólvora (1930) Há 30 anos, quem exercia a profissão de albardeiro ou correeiro, indo viver para Sesimbra, arranjava uma clientela tão numerosa que não tinha um momento de descanso – salvo seja – a trabalhar para tanto animal… Os tempos, porém, foram mudando progressivamente e as camionetas, proporcionando à condução de peixe maiores vantagens em rapidez, vieram acabar quase “in toto” com as antigas carroças, indo à viola, cavalos, mulas…